Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Aumentar a taxa de juros é chato, mas necessário, diz Lula

KÁTIA BRASIL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

No mesmo dia em que o Banco Central anunciou alta de 0,75 ponto percentual na taxa Selic, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a uma platéia de políticos, empresários e trabalhadores, anteontem à noite, em Manaus, que “é sempre chato aumentar os juros”.
“Hoje, me dizem: Lula, mas aumentou o juros outra vez? Aumentou, meu filho, é sempre chato aumentar os juros. Como é chato quando a gente está com a família dentro do carro numa estrada e vem uma curva, e a gente diminui a velocidade.”
Lula afirmou que quer entregar o país ao seu sucessor com uma economia equilibrada.
“No dia 31 de dezembro de 2010, eu quero me preparar para entregar este país a quem vier me suceder, entregar um país com uma economia equilibrada, com a inflação altamente controlada, com a indústria crescendo, com a agricultura crescendo, com os pobres menos pobres, com os trabalhadores ganhando mais salários, com os empresários fazendo mais investimentos”, disse.
“Porque a partir daí nós estaremos colocados na condição de nos transformamos na quinta ou na sexta economia do mundo”, afirmou o presidente.
Mais de mil pessoas acompanharam o discurso de Lula em Manaus, na abertura da 4ª Fieam (Feira Internacional da Amazônia), organizada pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).
Aplaudido, o presidente afirmou que não cometerá erros por causa de eleições e não deixará a inflação aumentar.