Força Sindical, Federação e Sindicatos dos Metalúrgicos de vários estados em solidariedade à Região Serrana do RJ
Rio de Janeiro – Os fortes temporais e as avalanches de terra que atingiram a região serrana do Rio na madrugada do último dia 12/01 fazem aumentar a cada dia o número de vítimas em seis municípios da Região Serrana no RJ.
Segundo o último boletim da Polícia Civil, referente às buscas e ao resgate de corpos na Região Serrana, já chega a 860 o número de vítimas das enchentes. O informe foi divulgado hoje (01/02), às 7h45.
Em Teresópolis foram resgatados 347 corpos; em Nova Friburgo, 416; em Bom Jardim, 1; em Itaipava, 71; em Sumidouro, 21; em São José do Vale do Rio Preto, 4. Apesar da tristeza causada pela tragédia, em Nova Friburgo os moradores se mostram otimistas. Eles acreditam que o trabalho vai ajudar a reconstruir tudo.
São mais de 20 mil desabrigados e desalojados na Região Serrana do Rio. Muitas pessoas estão em abrigos ou locais improvisados como igrejas, escolas e sindicato. E eles ainda precisam de ajuda.
Para as pessoas que estão sem notícias de parentes e amigos a angústia pode ser maior do que a dor da perda. Em Teresópolis, desabrigados se cadastraram para o aluguel social.
A presidente Dilma Rousseff afirmou, no Rio de Janeiro, que serão construídas seis mil casas para os desabrigados na tragédia da Região Serrana.
MOBILIZAÇÃO
A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Estado do Rio de Janeiro, representado pelos sindicalistas Francisco Dal Prá, Presidente da Força Sindical do RJ e da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RJ e secretário-geral da CNTM, e Sérgio Claudino, Vice-Presidente da Federação e Diretor da Força Sindical do RJ, levaram os donativos para atender a população das 3 cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro.
PARTICIPARAM DA CAMPANHA:
Força Sindical do Estado do Rio de Janeiro/RJ
Força Sindical do Estado do Estado do Paraná/PR
Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro/RJ
Federação dos Metalúrgicos do Paraná/PR
Sindicato dos Metalúrgicos de Lorena e Guaratinguetá/SP
Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR
Sindicato dos Metalúrgicos de Sete Lagoas/MG
Sindicato dos Metalúrgicos de Brusque/SC
Sindicato dos Metalúrgicos de Maracanaú/CE
AÇÃO
Nos últimos dias 25 e 26/01, Dal Prá e Serjão tiveram a oportunidade de subir às regiões atingidas (Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo) levando um caminhão repleto de donativos para cada cidade.
“O Abrigo Cristo Redentor em São Gonçalo, através do presidente Sr. Hélio Abigail, colaborou cedendo o motorista Marcos Aurélio com caminhão, que foi importante no processo de logística para transitar nas 3 cidades da região serrana do Rio atingidas pelas chuvas” – relata Serjão.
Na cidade de Teresópolis o Pastor Ubiraci Xavier, da Assembléia de Deus Filadélfia, no bairro Ermitagem em Teresópolis recebeu os donativos, para atender as famílias necessitadas.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Teresópolis, presidido pela Vilma de Araújo Costa que também é Diretora da Federação dos Metalúrgicos, da CNTM e da Força Sindical do RJ, esteve no momento do recebimento das doações para atender as famílias desabrigadas. “Não podemos desaminar pois ainda há muita coisa a ser feita!” – relata a presidente e completa: – Esses donativos servirão para atender aos bairros de São José do vale do Rio Preto, Prejal, Ibiú, Quinta Leblon, Caleme, Espanhol, Bonsucesso, na cidade de Teresópolis.
Ainda na cidade de Petrópolis o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Petrópolis Carlinho, esteve presente no recebimento da entrega das doações.
Na cidade de Nova Friburgo Dal Prá esteve com João, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Nova Friburgo, cidade mais atingida pela tragédia das chuvas.
Buscando tornar natural a retomada do cotidiano da população, a Secretaria Municipal de Trabalho de Nova Friburgo começa a cadastrar e oferecer vagas a trabalhadores(as), empresas de produção de moda íntima estão oferecendo cursos gratuitos a interessados.
AÇÃO DO PODER PÚBLICO
A Polícia Civil do Estado do RJ, tem colaborado com a participação de policiais de Delegacias especializadas que canalizaram suas ações na solidariedade à população atingida.
Promotoria de Friburgo ajuizou 21 ações relativas a áreas de risco antes das chuvas
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro propôs, desde 2003, 21 Ações Civis Públicas relacionadas a áreas com risco natural, ou já afetadas por deslizamentos, alagamentos e desmoronamentos, no Município de Nova Friburgo, na Região Serrana. Ajuizadas pelas duas Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva do Centro Regional de Apoio Administrativo Institucional (CRAAI) de Nova Friburgo, 19 delas obtiveram liminar da Justiça determinando levantamentos, obras de contenção ou até remoções.
As localidades abrangidas pelas ações coincidem com algumas das regiões mais severamente afetadas pelas chuvas deste ano. Parte das decisões da Justiça não foi cumprida, e em outros casos houve recursos ao Tribunal de Justiça, o que atrasou a execução das medidas emergenciais determinadas pelos Juízes.
O MPRJ obteve, por exemplo, liminares obrigando o Município a realizar levantamentos das áreas de risco em Córrego Dantas, Village, Floresta e Jardim Califórnia, entre outros. Em demais localidades, além do levantamento, as liminares determinavam remoções e inclusão de moradores com casas interditadas ou demolidas no programa de auxílio-aluguel.
Na Rua Sílvio Henrique Braune, subida para o teleférico, no Centro, não foram realizadas as obras determinadas pela Justiça em 2008 para extração de blocos rochosos com risco de deslizamento, construção de muro de contenção e instalação de sistema de drenagem de águas pluviais. O MPRJ recorreu ao Tribunal de Justiça para garantir a execução da liminar.
Clique aqui para ver matéria e mais imagens
publicadas no site da Força Sindical RJ
Fontes:
Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Estado do RJ
http://oglobo.globo.com
Agência Brasil
Polícia Civíl do RJ
Ministério Público do RJ
Por Marcelo Peres
Secretário de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do Rio de Janeiro
imprensa@fsindicalrj.org.br
http://twitter.com/fsindicalrj
www.fsindicalrj.org.br
(21) 7837-1046 / 88050*2 / 2233-1450
Companheiros e companheiras,
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos – CNTM está solidária à população do Estado do Rio de Janeiro neste momento de dor causado pelas chuvas que castigaram diversos municípios da região.
Assim sendo, e por entender que também é nossa a obrigação ajudar aos companheiros do Rio de Janeiro, vem solicitar doação financeira desta valorosa entidade para a compra de alimentos, uma vez que a população encontra-se completamente desprovida.
Os nossos companheiros precisam de sua ajuda. A sua doação será valiosa.
Os dados da conta para doação são:
Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Estado do Rio de Janeiro
Banco: Itaú
Agência: 6022
Conta Corrente: 00566-1
Ao fazer a doação queira por gentileza enviar cópia do depósito para a referida Federação proceder ao devido recibo.
Sendo o que nos apresenta para o momento, colocamo-nos à sua inteira disposição para o que se fizer necessário.
O companheiro Dal Prá estará à disposição para eventuais informações – (61) 8173-5786 e (21) 2717-2912.
Cordialmente,
CLEMENTINO VIEIRA
Presidente da CNTM
www.cntm.org.br