Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Sindicato de Cruzeiro chega aos 55 anos de fundação

O sindicato dos Metalúrgicos de Cruzeiro, um movimento iniciado no dia 26 de novembro de 1955, quando foi fundada a Associação Profissional dos Metalúrgicos de Cruzeiro.

Na época, sem local definido, um clube da cidade gentilmente cedeu sua sede para as reuniões dos Trabalhadores Metalúrgicos, Mecânicas e de Material Elétrico de Cruzeiro iniciasse essa bela história de lutas e conquistas.

Primeira Diretoria

Presidente: João Roque

Vice: Jorge Rodrigues

1º Secretário: José Pinto Ferreira

2º Secretário: Sebastião Rabelo

1º Tesoureiro: José Francisco Senne

2º Tesoureiro: José Pereira

Conselho Fiscal: Juscelino Gonçalves Filho, Mario Mazulk e Clotério de Miranda.

João Roque (primeiro presidente) juntamente com um grupo de corajosos companheiros fundaram o sindicato perante grande dificuldade e pressão patronal.

No começo, as reuniões tinham que serem feitas às escondidas, pois um sindicalista da época era tido como um comunista.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Cruzeiro, até hoje teve seis presidentes eleitos pelo voto livre e democrático dos associados é uma instituição que sempre valorizou a democracia, preservando-o diligentemente.

Ao longo dos 55 anos de existência, houve um “buraco negro”, quando a ditadura militar impondo uma discricionária algema nos direitos dos trabalhadores, procurou cercear a liberdade dos sindicalizados lutarem por seus direitos  durante quatro anos, nomeando um interventor, que nada de útil realizou, mantendo apenas uma deteriorada rotina, mesmo assim, o sindicato sempre esteve atuante na vida dos metalúrgicos de Cruzeiro

Galeria de ex-presidentes:

1º Presidente: João Roque (1955 a 1960), 2º Presidente: Pedro de Oliveira (1960 a 1965), 3º Presidente: João Pedro  (1965 a 1968), 4º Agostinho Elizei (1968 a 1975), 5º  José Firmo (1975 a 1994) e 6º José Odário de Souza de (1994 a 2006)

Conquistas Patrimoniais

Clube de Campo no Passa Vinte: local de lazer da categoria com piscinas, ambulatório e ambulância,  clube social, campo de futebol. Sede social  própria do Sindicato comprada em  2005, onde são atendidos os  associados. Jardim Residencial dos Metalúrgicos com mais de 300 casas sendo construídas.

Conquistas Sociais

Assistência Jurídica e Assistência Odontológica, Barbearia, Convenção Coletiva de Trabalho, Participação de Resultados, Declaração de Imposto de Renda, Processo de Revisão de Aposentadoria e vários Cursos Profissionalizantes e diversos convênios.

A estrutura do Sindicato, na prestação de incontáveis serviços à categoria, conta com a marcante atuação do Departamento de Aposentados, pois uma instituição, que há 52 anos vem mantendo a regularidade no atendimento ao pessoal da ativa, não pode se esquecer da enorme legião de inativos.

Desta forma mantem em atividade normal e prestando serviços além daqueles que seriam de sua alçada, o Depto de Aposentados é um setor muito importante  e muito solicitado. Ali, dois diretores técnicos,  conhecedores e estudiosos da legislação trabalhista, permanecem dedicadamente à disposição dos associados e não associados, orientando e encaminhando para as providências necessárias, nas questões que surgem freqüentemente.

O Depto de Aposentado atende e  verifica os processos em fase judicial e previdenciária, efetua os pagamentos liberados por decisões judiciais, encaminhados pelos advogados, fazem declaração de rendimentos para isentos, mantém consulta à Internet e prestam um valioso apoio aos trabalhadores das demais cidades da região, mesmo os não sindicalizados ou pertencentes a outras instituições congêneres, nas suas relações com o INSS.

O Departamento de Aposentados, que funciona diariamente nos horários normais de expediente, nada cobra dos recorrentes e, além de atender aos inativos da categoria, não se furta em orientar ex-trabalhadores que são oriundos de outros sindicatos.

Também presta orientação aos dependentes dos aposentados incapacitados a se dirigirem ao Sindicato e em caso de falecimento orientam os familiares. Agora está sendo realizado um trabalho junto à Caixa Econômica Federal para a construção de casas e apartamentos para a categoria.

*O Sindicato dos Metalúrgicos de Cruzeiro chega aos 55 anos de fundação sob a Presidência de Jumar Batista da Silva que assumiu a entidade em agosto de  2006, se reelegeu neste ano com uma marca histórica obtendo 96% de aprovação dos trabalhadores: “Compromisso com o trabalhador e com a Familia Metalúrgica”, grito de guerra de uma diretoria honesta e transparente.

Por João Bosco Ramos
Assessoria de Imprensa