Os cerca de 150 trabalhadores da Aços Vic, metalúrgica localizada na avenida Presidente Wilson, região leste de São Paulo, fizeram nesta sexta-feira, 29 de outubro, uma paralisação de protesto contra o acidente de trabalho ocorrido na empresa na quinta (28) à tarde.
Segundo Luís Carlos de Oliveira, o Luisinho, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, o companheiro José Francisco ficou gravemente ferido, com fraturas nos braços e cortes e queimaduras na barriga, após cair em uma máquina (bobina de aço trefilado).
“A empresa estava exigindo dos trabalhadores um esforço sobre-humano para a produção, causando estresse e risco à segurança e à saúde dos trabalhadores”, informa o diretor, que também é responsável pelo Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador do Sindicato.
Depois da paralisação de protesto, que durou cinco horas (das 6 às 11h), e da visita do Técnico de Segurança Adonai Ribeiro, a empresa comprometeu-se a colocar em prática um programa de prevenção de acidentes na empresa e de gestão de saúde no ambiente de trabalho.
“A participação de todos os companheiros e companheiras no protesto foi fundamental para a empresa comprometer-se a buscar soluções e garantir segurança e ambientes saudáveis para os trabalhadores produzirem”.
Por Val Gomes
Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes
Fotos: Paulo Segura
www.metalurgicos.org.br