O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo realizará assembleia para apresentar aos trabalhadores a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2010 e discutir os próximos passos da mobilização.
A assembleia será realizada no auditório do Sindicato, no Palácio do Trabalhador (rua Galvão Bueno, 782, Liberdade), nesta sexta-feira, 20 de agosto, às 18:00 horas.
Reivindicações
A pauta foi apresentada em reunião na Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, na terça-feira, 10, e inclui, entre outros, os seguintes itens:
* reajuste salarial
* aumento real
* fim das demissões imotivadas
* redução da jornada de trabalho, sem redução salarial
* valorização do piso salarial
* negociação de PLR
* qualificação profissional
* licença-maternidade de 180 dias
“A indústria retomou sua produção, a produtividade está em alta e os trabalhadores estão fazendo muitas horas extras. Portanto, os salários têm de acompanhar este crescimento econômico”, afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato e presidente em exercício da Força Sindical.
A campanha deste ano envolve basicamente itens econômicos, tendo em vista que as questões sociais já constam da Convenção Coletiva de Trabalho assinada no ano passado, com validade de dois anos.
A campanha unificada reúne 53 sindicatos de metalúrgicos do Estado de São Paulo, filiados à Força Sindical, que representam cerca de 700 mil trabalhadores com data-base em 1º de novembro.
A pauta, depois de aprovada, será entregue à Fiesp e aos demais grupos patronais na próxima quarta-feira, dia 25 de agosto, às 10h, com uma grande manifestação.
Leia opinião de Miguel Torres
Campanha Salarial 2010
Matéria anterior:
Reunião na Federação marca início da Campanha Salarial 2010