Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Gol e sindicatos mantêm impasse sobre jornada

Daniel Popov
DCI

SÃO PAULO – Terminou sem acordo a audiência de mediação realizada ontem no Ministério Público do Trabalho entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas, o Sindicato Nacional dos Aeroviários e representantes da companhia aérea Gol. A audiência foi marcada com io objetivo de debater as reivindicações dos tripulantes da companhia sobre a jornada excessiva de trabalho, equiparação salarial e o fim do que consideram assédio moral – a impossibilidade de reclamar das escalas de trabalho.

Na reunião, que durou quase duas horas, o Ministério Público do Trabalho propôs à Gol que assumisse o compromisso de manter rigorosamente as escalas dos profissionais do setor aéreo conforme a categoria; em caso de descumprimento seria aplicada multa de R$ 100 mil por dia.

A Gol alegou precisar de mais tempo para avaliar as reivindicações, e disse que não assumirá posição alguma por enquanto. Com isso, outra audiência entre as partes foi marcada para o dia 20 deste mês, e, segundo o Ministério Público, não há possibilidade de uma greve até a data estipulada. A Gol terá de apresentar 20% das escalas programadas e cumpridas pelos aeronautas entre fevereiro e 15 de julho, e uma cópia dos livros de bordo e das planilhas dos aeroviários ao Ministério Público.

Na contramão destes problemas do setor de aviação, começará na quinta-feira (12) a feira de aviação executiva Labace 2010, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.