Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Metalúrgicos apoiam a integração regional

Os trabalhadores metalúrgicos do Cone Sul apoiam a integração regional e a complementaridade produtiva.

Os sindicatos de trabalhadores metalúrgicos do Cone Sul na América Latina reafirmam a importância do processo de integração regional do MERCOSUL e a necessidade de que os metalúrgicos desempenhem uma função de vanguarda na região.

Sindicatos de trabalhadores metalúrgicos do Cone Sul participantes no seminário da FITIM (Federação Internacional de Trabalhadores na Indústria Metalúrgica) sobre “Comércio, emprego e desenvolvimento”, realizado em Buenos Aires nos dias 21 e 22 de julho de 2010, reafirmam a importância do processo de integração regional do MERCOSUL e a necessidade de que os metalúrgicos desempenhem uma função de vanguarda na região.

Em uma declaração adotada no final da reunião, os sindicatos participantes afirmaram compromisso contra um mercado no MERCOSUL de assimetrias e desigualdades, e a favor de uma complementaridade produtiva.

Nesta perspectiva, identificaram-se duas prioridades estratégicas:

• As mudanças estruturais no mercado de trabalho devido ao deslocamento para formas precárias de condições de emprego e em conjunção com a crise mundial.

• A reestruturação produtiva neoliberal e a necessidade de configurar as cadeias de produção.

Entre as atividades e os objetivos concretos figuram:

• A criação de um observatório para verificar as diversas formas de trabalho precário, apoiado por um grupo de trabalho para esta finalidade.

• Metas para uma ação comum em nível regional, como:

1. Redução da jornada de trabalho sem perda de salário.

2. Reconhecimento de planos de estudos e certificados de formação profissional na região.

3. Salário mínimo regional na indústria.

4. Ratificação das Convenções da OIT.

5. Coordenação estratégica das demandas.

As iniciativas em curto prazo devem abranger o estabelecimento de uma rede de informação sistemática com a designação de uma pessoa de contato em cada organização, e de um fórum eletrônico.

Definir-se-á um valor para cada organização a fim de contribuir paras as estratégias.

Por último, os participantes afirmaram a necessidade de desempenhar uma função mais destacada no processo de integração regional na redefinição do “subgrupo dos 10” do MERCOSUL, em estreita colaboração com a Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS), TUCA e outras FSI.

Por Carla Coletti
FITIM, 23.07.2010

Tradução de Val Gomes
CNTM, 2.08.2010