Fim do turno fixo
Logo na primeira visita do presidente Brumer à sede do Sindipa, deixamos claro que não aceitamos este desumano turno fixo e que lutaremos para acabar com ele. É provado cientificamente que a maioria das pessoas tem sono noturno e que o sono diurno não alimenta o organismo, também interfere na produtividade e aumenta os riscos de acidentes.
Se a Usiminas quer reconstruir a história de sucesso com a cidade e retomar sua posição de destaque no mercado mundial de aço, precisa incentivar e valorizar o trabalhador. Começando pela extinção deste turno fixo que só trouxe prejuízos e descontentamento aos trabalhadores e toda sociedade.
Dissídio Coletivo
Audiência é nesta sexta-feira
O dissídio coletivo movido pelo Sindipa contra a Usiminas que exige respeito aos trabalhadores terá uma nova audiência de conciliação e instrução nesta sexta-feira (21), as 15:00h, no TRT de BH. O Sindipa exige o fim do turno fixo, jornada de 40h semanais, férias em dois períodos e outros. Esperamos que a nova direção da Usiminas tenha sensibilidade para recompensar o esforço e dedicação dos trabalhadores tão explorados pela dupla do mal: MACB e DDB.
Continuamos mobilizados e firmes nesta batalha. “Se a nova direção da Usiminas chegou com o intuito de negociar nós iremos dialogar, mas não abriremos mão do direito dos trabalhadores”, enfatiza o presidente Luiz Carlos Miranda.
Usiminas lucra R$ 309 milhões
No último dia 14/05 todos os jornais estamparam o grande lucro da Usiminas no 1º trimestre de 2010, a empresa faturou a bagatela de 309 milhões. Além disso, no dia anterior a empresa venceu uma licitação e irá fornecer 7,7 mil toneladas de chapas grossas para a empresa Transpetro, os trabalhadores correspondem a este lucro e querem sua parte!
O Sindipa vai lutar para que essa ótima fase se reflita no bolso dos trabalhadores metalúrgicos. Afinal de contas, sem eles não se alcançam resultados extraordinários.
Periculosidade Usiminas e UMSA
Usiminas
A Usiminas continua a dar com os burros nágua, a relação que ela apresentou está cheia de erros e injustiças, pois excluiu centenas de companheiros. E o que é pior, o estudo foi realizado sem a participação do Sindipa. Assim sendo, ele nada vale.
Pela falta de transparência e clareza da empresa, estamos com os trabalhos suspensos até que ela apresente a listagem nominal do referido estudo, trate o trabalhador com mais respeito e que inclua os companheiros que estão exercendo a mesma função nas áreas perigosas e insalubres que foram excluídos pela Usiminas.
Solicitamos aos trabalhadores que estão trabalhando em área de risco, elétricos, gases, inflamáveis e explosivos que entre em contato com O Sindipa para podermos solicitar avaliação em suas respectivas áreas.
UMSA
Porque a UMSA deixou de praticar da política de pagar 30% de periculosidade para todos os seus funcionários eletricitários, principalmente aqueles que foram transferidos da Usiminas? Haja vista que a mesma pagava e pagou para os primeiros que foram transferidos em outubro de 2009, só que para os demais não praticou a mesma política, continua pagando os índices de proporcionalidade. Isto não existe!
Já está na hora da UMSA cumprir a lei e acabar com este absurdo. Ninguém deseja ficar exposto ao perigo, se a empresa não elimina as áreas de risco, então exigimos o pagamento para todos que estão expostos em áreas de risco.
Festa da Família Metalúrgica
O Sindipa remarcou a data da grande Festa da Família Metalúrgica. O evento que estava previsto para o dia 24/07 foi transferido para o dia 14/08 no ginásio da Usipa.
Teremos uma programação especial para a família metalúrgica com várias atrações, entre elas: shows musicais diversos artistas, distribuição de pipoca, algodão doce e refrigerante, parque infantil com cama elástica, palhaços e o grande bingo para os associados com o sorteio de um carro 0km, duas motos, notebook e um computador, além de outros prêmios sorteados pelo número da cartela.
As cartelas serão entregues para os sócios titulares ou dependentes (com autorização) na secretaria do Sindipa a partir do dia 02/08/10.
IMPORTANTE
• Aqueles que quiserem participar basta se associarem até o dia 30/07/10.
• Não serão entregues cartelas no dia da festa.
• Para participar o sócio deve estar em dia com as mensalidades.
• Cada associado tem direito a uma cartela, caso apareça sócios concorrendo com duas cartelas em seu nome as mesmas serão anuladas.
• O associado que não puder comparecer ao evento, poderá enviar outra pessoa para marcar em seu lugar, devendo este portar uma documentação do proprietário da cartela.
Socorro! (Márcio Cunha)
As condições do Márcio Cunha estão em decadência, toda aquela qualidade no atendimento está indo direto para a UTI. Muitas pessoas chegam de madrugada e enfrentam longas filas para conseguir marcar uma consulta, e quando conseguem o médico só pode atender 20 ou 30 dias depois. O quadro de funcionários está totalmente desmotivado, mal remunerado e o relacionamento com a diretoria é péssimo. Isto precisa mudar.
Este sucateamento do hospital é um absurdo, a direção da Usiminas precisa rever com urgência os conceitos do papel social do Márcio Cunha !!!
Acesse www.sindipa.org.br