Caíram!
O Conselho Administrativo da Usiminas decidiu ontem e já informou ao mercado que o presidente da empresa Marco Antônio Castello Branco não será reconduzido ao cargo. Ele deixa a presidência da empresa no próximo dia 30 quando completa dois infelizes anos para o trabalhador, à frente da siderúrgica.
Desde que assumiu o comando da Usiminas, M.A.C.B. e sua tropa fez juz ao seu nome de ditador. Demitiu, se negou a negociar, impôs, gerou terror!
O Sindipa passou então a liderar uma incansável luta na defesa dos direitos dos trabalhadores denunciando, coibindo, trabalhando dia e noite contra o “novo jeito de ser Usiminas”.
Nunca vamos aceitar imposição, desrespeito e falta de reconhecimento com os trabalhadores que orgulhosamente representamos.
Quando vimos que essa diretoria não respeitaria mesmo seu maior patrimônio, que é o trabalhador, demos tudo de nós para acabarmos com essa ditadura. Procuramos envolver diversos setores da sociedade, denunciamos ao poder público, buscamos apoio de diversas entidades, enviamos diversas cartas aos acionistas relatando a triste realidade de Ipatinga e buscamos sempre a união dos trabalhadores nessa difícil tarefa.
O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga agradece e parabeniza a todos que se sensibilizaram com os trabalhadores de Ipatinga e principalmente a todos os metalúrgicos que compareceram às assembléias, denunciaram arbitrariedades da empresa e mostraram a verdadeira força dessa classe!
Estamos de olho!
Está confirmado, Wilson Brumer é o nome escolhido para ocupar o cargo forte da Usiminas. Ele assume o comando da empresa no próximo dia 1 de maio.
Brumer entrou em contato com o presidente do Sindipa Luiz Carlos Miranda ainda ontem e afirmou que pretende pacificar a empresa.
Esperamos que o presidente se volte não apenas para a expansão da siderúrgica e a construção do novo aeroporto, mas também para a valorização dos empregados das empresas que tanto foram penalizados pela antiga gestão e que sempre contribuíram para o sucesso da Usiminas, transformando-a na gigante que sempre foi. Nossa luta pelos direitos dos trabalhadores continua, agora com mais amplitude em função do mercado favorável ao setor siderúrgico e pelos excelentes resultados e lucros obtidos pela siderúrgica.
Não admitiremos qualquer ação contra os interesses dos trabalhadores. Vamos exigir valorização e respeito a todos os funcionários da Usiminas e empreiteiras.
Acreditamos no bom senso e sensibilidade do Sr. Brumer para com nossa região, e principalmente, com a categoria metalúrgica.
O Sindipa agradece a todos os trabalhadores e conclama a continuação dessa união que fortalece a classe e impede ações contra àqueles que fazem daquela empresa a potência que é.
Wilson Brumer, membro do conselho de administração da Usiminas, 58 anos. Formação: Administração de empresas. Experiência profissional: Presidente do conselho de administração da Light, foi secretário de Desenvolvimento de Minas Gerais, presidente da Vale do Rio Doce e da Acesita e dos conselhos de BHP Billiton e Cemig.