Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Faturamento da indústria cresce 3,3%


FolhaNews, de Brasília

A atividade da indústria registrou melhora em fevereiro, de acordo com dados divulgados ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Faturamento real, horas trabalhadas e emprego registraram crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior. “Os indicadores industriais de fevereiro mostram que a recuperação industrial continua em andamento”, aponta o relatório da entidade.

O faturamento real das indústrias registrou alta de 3,3 % em relação a janeiro, já descontados os dados sazonais. O número foi 11,3% maior do que no mesmo mês do ano passado. O nível de emprego na indústria cresceu pelo sétimo mês consecutivo. O índice ficou 0,9% acima do registrado em janeiro e 2,8% superior ao de fevereiro do ano passado.

O nível de utilização da capacidade instalada, que mede quanto da capacidade de produção das indústrias está sendo usada, ficou estável em relação a janeiro com percentual médio de 78,6%. Em fevereiro de 2009, o índice ficou em 76,5%.

Segundo o gerente-executivo da CNI, Flávio Castelo Branco, o crescimento da produção com estabilidade na utilização da capacidade instalada significa que os investimentos na indústria estão se solidificando. O indicador ainda está três pontos percentuais abaixo de fevereiro de 2008 e deve crescer. “Na indústria, não se observa pressão sobre preços”, afirma Castelo Branco.

O nível de horas trabalhadas registrou aumento de 2,4% em relação ao mês anterior. Sem os efeitos sazonais, o índice foi de 1% e mostrou o sexto aumento consecutivo, com aumento acumulado de 6,1% no período dos seis meses. No bimestre, o nível de horas trabalhadas cresceu 4,4% em relação ao mesmo período de 2009.

A massa salarial registrou queda de 1,8% em relação a janeiro. A diminuição é normal para o mês por conta de férias, segundo a CNI. O índice foi 2,9% maior em relação a fevereiro de 2009. A alta de 2,4% no ano em comparação com ano passado é puxado pela melhora no emprego.