CNTM defende ações da OIT contra os acidentes e lesões
A OIT realiza no Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril) uma série de reflexões sobre a prevenção de acidentes e doenças profissionais em nível mundial.
É uma campanha que pretende alertar para o grande problema dos acidentes de trabalho e criar uma cultura de segurança e saúde que possa reduzir o número de mortes e lesões.
“Todos nós somos responsáveis para acabar com este terrível cenário”, afirma Zuher Handar, consultor da CNTM para assuntos de saúde e segurança do trabalhador.
Segundo Zuher, a OIT considera os governos responsáveis por fornecer a infraestrutura necessária (leis e serviços) para garantir empregabilidade aos trabalhadores e o crescimento das empresas, o que inclui o desenvolvimento de políticas de segurança e saúde e sistemas de inspeção que garantam o cumprimento destas políticas.
Para a OIT, as entidades patronais são responsáveis para tornar os ambientes de trabalho sempre seguros e saudáveis e o trabalhador tem a responsabilidade de trabalhar com segurança, garantindo sua proteção e não prejudicando os outros, de conhecer os seus direitos e participar da implementação de medidas preventivas.
“Nós convidamos todos os trabalhadores, os dirigentes sindicais e os representantes patronais e dos governos para unirem-se na promoção de ações e reflexões neste dia importante para a saúde e segurança do trabalhador em todo o mundo”, diz Clementino Vieira, presidente da CNTM.
O slogan para o Dia Mundial da Segurança e Saúde em 2010 é “Riscos emergentes e os novos padrões de prevenção em um mundo do trabalho em transformação”.
Por Val Gomes
Assessor de Comunicação e Gestão de Conteúdo do site www.cntm.org.br
valgomes@metalurgicos.org.br
Acesse aqui:
A mensagem original da OIT sobre 28 de abril (Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho)