Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Metalúrgicos participam de manifestação em defesa do aumento do mínimo regional

Manifestantes, juntamente com o governador do Estado, pretendem entregar projeto de reajuste do mínimo aos deputados na Assembléia Legislativa

Nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba (SMC) e da Força Sindical do Paraná, ao lado de lideranças sindicais de todo o Estado, participam de uma manifestação a favor do aumento do mínimo regional. O ato terá início no Palácio das Araucárias, às 13h. Depois, às 13h30, os manifestantes seguirão, ao lado do governador do Estado, Roberto Requião e do seu vice, Orlando Pessuti, até a Assembléia Legislativa, onde entregarão aos deputados a proposta de aumento do mínimo. A proposta prevê um piso regional de R$663,00 a R$765,00, dependendo da categoria profissional.

Além do aumento do mínimo, outra reivindicação dos manifestantes é a aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que regulamenta o mínimo regional. Isso vai servir para garantir que haja aumento, independente do governo. “Hoje o aumento é estabelecido por decreto. A idéia é mudar isso e fixarmos uma lei que garanta um aumento anual”, afirma o diretor do SMC e vereador de Campo Largo, Nelson Silva de Souza.

O diretor do SMC, Nuncio Mannala, ressalta que desde 2006, o governo do Estado garante um aumento real do mínimo regional. “Atualmente, o maior mínimo do Brasil é o do Paraná. Não podemos deixar que isso mude, é preciso ter mecanismos de garantia”. De acordo com Mannala, o reajuste real no salário mínimo aumenta o poder de compra dos trabalhadores paranaenses, além de ajudá-los a investir mais em cursos de qualificação. O mínimo regional é importante para toda a classe trabalhadora, pois serve de referência em negociações salariais de inúmeras categorias.

Por Confraria da Notícia – Assessoria de Comunicação
Texto: Michelle de Cerjat – SMC
www.simec.com.br