Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Gravataí/RS

Trabalhadores da Dana Holding aprovam termo que busca garantir empregos na empresa


Em assembléia promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí/RS, colaboradores concordaram em ampliar a redução de jornada de trabalho e o percentual de desconto salarial

Em assembleia promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (SINMGRA) na manhã de terça-feira (28/06), no ginásio José Carlos Bohrer, os colaboradores da unidade da Dana Holding no município aprovaram o termo aditivo ao acordo coletivo de trabalho específico do Programa de Proteção ao Emprego (PPE), aumentando em dois dias a redução da jornada de trabalho e, também, o percentual de redução do salário.

Desta forma, foi alterada a redução para alguns trabalhadores. No acordo celebrado em fevereiro, existiam dois grupos de redução da jornada (2 e 4 dias).Com o termo aditivo, passam a existir três grupos (2, 4 e 6 dias). Com o abono PPE o desconto salarial ficou definido em 4,17% para a redução de 2 dias trabalhados; 8,34% para a redução de 4 dias; e 12,50% para a redução de 6 dias.

Presente a assembleia, o presidente do SINMGRA, Valcir Ascari, ressaltou que a iniciativa busca garantir a estabilidade do emprego aos trabalhadores da Dana Holding, tendo em, vista a forte crise por que passa o setor automotivo no país.

– O PPE garante estabilidade aos funcionários durante o período acordado com a empresa e mais três meses posteriores, se estendendo até março de 2017. A medida foi tomada diante da redução da jornada de trabalho promovida pela Dana – enfatiza Ascari.

Na Dana são mais de mil funcionários que aderiram ao PPE do governo federal. As empresas que aderem ao programa podem reduzir a jornada de trabalho dos seus empregados em até 30%, sem que o trabalhador tenha uma redução salarial no mesmo nível. Metade da diminuição da jornada é bancada pelo governo, enquanto a outra metade é negociada entre funcionários e empresa.

O PPE foi criado pelo governo em julho do ano passado para evitar demissões nas empresas que enfrentam dificuldades financeiras. Diversas montadoras e fornecedores de autopeças já aderiram ao programa.

Redação: César Moraes
Coordenação: Marcelo Matusiak