Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Santo André e Mauá/SP

Sindicato faz 80 anos e homenageia atuais e antigos dirigentes

O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá comemorou nesta segunda, 23 de setembro, os 80 anos de sua fundação com um evento em sua sede.

A comemoração reuniu os atuais e antigos diretores, autoridades, trabalhadores, funcionários, aposentados e convidados e teve a apresentação do grupo de violeiros EMIACidade, seguida de ato político.

Com um repertório recheado de clássicos da música sertaneja e intercalado com alguns “causos”, o EMIACidade abriu o evento, levando muitos presentes a cantarolar músicas que resistem ao tempo. Depois, além do Hino Nacional e do Hino de Santo André, o Hino dos Metalúrgicos foi puxado por João Izídio, diretor da Associação dos Aposentados, ao som de violão.

Cícero Martinha, presidente do Sindicato, abriu o ato político com uma homenagem aos companheiros Adonis Bernardes e José Cicote, falecidos na semana passada. Com uma salva de palmas, os presentes reverenciaram todos aqueles que fizeram parte dos 80 anos do Sindicato e já não estão mais entre nós.

O evento reuniu, entre outros, os prefeitos Carlos Grana, de Santo André, e Donizete Braga, de Mauá; os deputados federais Vicentinho e Vanderlei Siraque; vice-prefeito de Mauá, Héllcio Silva; os vereadores Almir Cicote, Bete Siraque, Alemão Duarte; secretários municipais; Carlos Lupi, presidente nacional do PDT; Luiz Antonio de Medeiros, do Ministério do Trabalho.

O ato homenageou os atuais diretores, os ex-presidentes Miguel Rupp e João Avamileno, atual secretário de Governo da administração Carlos Grana, e familiares de companheiros que já se foram com a entrega da réplica do Monumento ao Trabalhador, de autoria da artista plástica Tomie Ohtake e que será inaugurado no dia 29 de setembro, no Paço Municipal de Santo André.

A história do Sindicato foi mostrada em um vídeo e reconstituída em fotos expostas no salão.

Por Marina Takiishi

Para festejar a data, o Sindicato preparou uma série de eventos:
Dia 23/9 às 18h
Ato político em comemoração aos 80 anos do Sindicato
Apresentação do grupo de violeiros EMIACidade
Rua Gertrudes de Lima, 202, Centro, Santo André
 
Dia 24/9 às 19h
Sessão solene em comemoração aos 80 anos do Sindicato
Câmara Municipal de Santo André – Paço Municipal – Praça IV Centenário s/nº
 
Dia 28/9 das 15h às 20h
Baile da terceira idade
Nazildo dos Teclados e Banda 5 Estrelas
Rua Gertrudes de Lima, 202 – Centro – Santo André
 
Dia 28/9 às 20h30
Apresentação de Ivan Lins & Orquestra Sinfônica de Santo André
Clube Atlético Aramaçan – Rua São Pedro, 345 – Vila América – Santo André
 
Dia 29/9 às 10h30
Inauguração do Monumento ao Trabalhador, de Tomie Ohtake
Apresentação do grupo Demônios da Garoa
Paço Municipal – Praça IV Centenário s/nº – Centro – Santo André