Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Artigo

Propostas para a Força fortalecer sindicatos

“Espera-se o fortalecimento dos objetivos  da Força a serem extraídos e consolidados ao fim do 7º Congresso em um planejamento para atingir suas  metas, tornando-a mais representativa neste governo político.

Para ajudar a muitos  sindicatos,  gostaria que colocasse em questão alguns  tópicos  que dariam reforço aos objetivos a serem alcançados pelo Congresso, pois estes reforçam a agregação de sócios aos Sindicatos, fortalecendo todas as bases.

1- Estabelecer um piso profissional mínimo das principais funções  (soldados, maçariqueiro, eletricista, mecânico, instrumentista, lubrificador e outros) em determinadas áreas (levando em consideração o custo de vida da localização).

2- Acabar com as duplas funções e, se tiver que existir, ter um acréscimo de 30% sobre os salários.

3- Toda empresa deverá ter seus planos de cargos e salários registrados nos Sindicatos de base, ou nas delegacias regionais do trabalho, sendo obrigatório para as empresas de capital aberto ou multinacional

4- Que todo o acordo coletivo anual possa ter o direito de acordar um diferencial a mais no reajuste (no máaximo 1% ) para aqueles funcionários que forem sindicalizados.

5- Que nenhuma empresa possa substituir outra com salários e as  vantagens inferiores à substituída.

6- Todos os funcionários que passarem de uma empresa para outra (outro CNPJ) têm que se fazer a rescisão.

Estes pontos são primordiais para se estabelecer um equilíbrio nas bases, pois a cada dia as empresas :

Recontratam terceiras  tendo o Sindicato que fazer novas  reconquistas de benefícios;

Colocam os trabalhadores a fazerem dupla função, a fim de reduzir custos e não contratar profissionais para profissão faltante.

Empresas estão passando o efetivo para as outra empresa (CNPJ diferente) de mesma atividade sem verbas rescisórias dizendo estar no mesmo grupo rescisão e que isto é legal.

O plano de cargos e salários  não é divulgado por nenhuma empresa, dizem que tem, mas em todas não o divulgam, vê os apadrinhamentos e corporativismo entre gestores para seus apadrinhados, em muitas das vezes deixa um estudioso e profissional frustrado, criando muita das vezes conflito para o sindicato resolver. Como também PCS não definido, não se tem perspectiva até onde pode se chegar dentro de uma empresa;

Por Orlando Zamboti Neto
Diretor SINDMETALSF
Cel: (24)81180404