Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

BLOGS
Dirigente Sindical

Dirigente Sindical

CNTM Confedereção Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Dirigente Sindical

Ditadura nunca mais!

Vivemos um período de muitas informações falsas. Hoje, em pleno 2021, dizer que o golpe de 1964 foi bom para o Brasil é uma grande fake news. Quem acredita nisto ignora os fatos históricos, tem propensão ao autoritarismo, à violência e à maldade e/ou, por possuir algum problema psicológico, precisaria estar em tratamento médico. 

Como pode ser considerado bom um regime que coibia a liberdade expressão, censurava opiniões divergentes, cassava direitos políticos, reduzia direitos dos trabalhadores, aumentava a desigualdade social, perseguia, torturava, fazia desaparecer e matava pessoas?

Além de políticos e empresários progressistas, professores, estudantes, cientistas, religiosos, jornalistas e artistas etc., também foram perseguidos indígenas, camponeses e líderes do movimento sindical e trabalhadores. Dois casos na base metalúrgica de São Paulo são emblemáticos. O operário Manoel Fiel Filho foi torturado e morto, em 1976, aos 49 anos, e o operário Santo Dias, morto aos 37 anos por um policial em uma greve de 1979. 

Para quem ainda não sabe, entre as consequências de 21 anos de ditadura (1964-1985), tivemos também o aumento da corrupção, pois não havia liberdade para investigar os crimes dos militares, o aumento do endividamento do Brasil, inflação alta e crise econômica.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região, fundado em 1965, sempre se posicionou contra a exploração da classe trabalhadora e o autoritarismo, participou do movimento Diretas Já de 1984 e das demais lutas pela redemocratização que culminaram com a eleição do civil Trancredo Neves, em 1985, a Constituição Federal de 1988 e as eleições diretas de 1989, a primeira após os 21 anos de ditadura.

Viva a democracia, a liberdade, o diálogo, o desenvolvimento, a ciência e a justiça social!

Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e região e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP.     

CNTMConfedereção Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos