SÃO PAULO – A fabricante de eletrodomésticos Whirlpool Corp, que no Brasil fabrica eletrodomésticos das marcas Brastemp e Consul, informou na última sexta-feira que pretende fechar uma unidade manufatureira em Evansville, Indiana (EUA), e transferir parte da produção de refrigeradores e congeladores para o México no próximo ano. A mudança irá eliminar quase 1,1 mil vagas nos Estados Unidos em meados de 2010.
A medida é uma forma da empresa reduzir o excesso de capacidade e melhorar os custos. Segundo o vice-presidente de Operações Manufatureiras da América do Norte, Al Holaday, a decisão foi tomada para consolidar a produção dentro das instalações manufatureiras existentes na América do Norte como um todo e classificou como difícil a decisão tomada pela companhia, que envolve ainda o destino de um centro de desenvolvimento, no mesmo local, com 300 empregados.
Acordo
Ainda nos Estados Unidos, a Gerdau informou que fechou acordo com sindicato de metalúrgicos para suspender por pelo menos 24 meses uma usina siderúrgica em Sand Springs, nos Estados Unidos, decisão que havia sido tomada em junho deste ano.
Pelo acordo, aceito pelos 2.741 funcionários, há a opção de voltar a trabalhar quando a produção for retomada ou ainda, de deixar a companhia. A unidade produz vergalhões e é uma de 19 usinas de produção de aço da companhia nos Estados Unidos.
Segundo a Gerdau, a parada de produção ocorrerá de forma gradual nas próximas semanas e o fornecimento a clientes será garantido pela rede de plantas da empresa naquele país.
PanoramaBrasil