A greve dos metalúrgicos da Volvo contra a ameaça de demissões entrou hoje no 5º dia. Sem avanço nas negociações, os trabalhadores do chão de fábrica voltaram para casa e retornarão à porta de fábrica somente na próxima segunda-feira (18), caso houver nova proposta da montadora.
A continuidade do movimento deve-se a postura irredutível da Volvo em apresentar uma proposta sem a garantia da manutenção dos empregos e com a flexibilização de direitos no acordo salarial.
Esta proposta foi rejeitada no dia 7 de maio em assembleia na porta de fábrica e também no ultimo dia 12 em votação por escrutínio secreto pelos trabalhadores sindicalizados que estão correndo risco de demissão.
Nas urnas, 77% dos votos foram contra a proposta que além de não garantir empregos, reduz a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) em 50% em relação a 2014 e apresenta aumento salarial sem a reposição da inflação.
A fábrica da Volvo está situada na Cidade Industrial de Curitiba(CIC) emprega cerca de 4 mil trabalhadores e tem capacidade de produção diária de 80 caminhões pesados, 44 médios e 8 ônibus.
site: simec.com.br