DA SUCURSAL DO RIO
DA “AGORA”
A unida da Volkswagen no ABC Paulista e a siderúrgica Arcelor Mittal Brasil anunciaram, ontem, a adoção de PDV (Programa de Desligamento Voluntário).
Na Arcelor Mittal, o PDV envolve empregados do setor corporativo da Arcelor Mittal Brasil e da Arcelor Mittal Aços Longos (antiga Belgo Mineira). A iniciativa envolve ainda a antecipação voluntária de aposentadorias. A companhia diz que as medidas são uma forma de equilibrar o descompasso entre oferta e demanda.
Na Arcelor Mittal Aços Longos, os funcionários retornaram das férias coletivas no início do mês. Na Arcelor Mittal Juiz de Fora, com 1.100 empregados, 800 deles também voltaram das férias.
Na Volkswagen, o PDV contempla até 250 trabalhadores, número máximo que pode aderir ao plano.
O PDV é direcionado aos trabalhadores com doenças ocupacionais. A montadora, que fica em Santo André (Grande São Paulo), tem onze mil funcionários.
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o PDV era uma reivindicação antiga dos trabalhadores. “O valor que o trabalhador vai receber depende do tempo de serviço. Ele deve multiplicar o número de anos trabalhados por 2,2 salários para saber o valor total”, diz Francisco Duarte de Lima, o Alemão, diretor do sindicato.