Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Volks decide ampliar férias coletivas em três fábricas

Empresa diz que quer ajustar a produção à demanda

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em mais uma medida de ajuste de produção em um cenário de desaquecimento nas vendas de veículos, a Volkswagen decidiu ampliar o período de férias coletivas para os funcionários das fábricas de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP).

Na unidade de São José dos Pinhais, o recesso começará no próximo dia 8 e terá duração de 21 dias. Já em São Carlos e em São Bernardo, os trabalhadores terão férias de 14 a 28 dias, conforme a linha de produção, segundo informações da montadora. As novas datas foram fechadas na última sexta-feira.

Em comunicado, a Volks afirmou que a medida visa “adequar os volumes de produção à demanda atual” e “realizar ajustes técnicos das linhas para os lançamentos de 2009”.

Segundo o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Francisco Duarte de Lima, o Alemão, as paradas na unidade afetam 10,5 mil dos cerca de 11,5 mil trabalhadores. A Volks não informa o número total de funcionários atingidos.

“É claro que isso está relacionado com a crise. Se estivéssemos em tempos normais, esse ajuste poderia ser feito por meio de banco de horas”, afirmou Alemão. De acordo com ele, o recesso acertado inicialmente com a Volks era entre 19 de dezembro e 5 de janeiro.

Neste mês, a montadora já havia anunciado férias em São José dos Pinhais. Fiat e GM também reduziram a produção.

(PAULO DE ARAUJO)