Bruno Saia
Apesar das dificuldades geradas pela crise de crédito na economia mundial, que fechou 130 mil postos de trabalho na indústria paulista em dezembro, algumas profissões driblaram a crise e têm oferecido novas oportunidades no mercado de trabalho.
O cargo de operador de telemarketing lidera o ranking de novas vagas, com 2.739 novos postos abertos entre novembro e dezembro de 2008. Garçons, caixas (exceto de banco), vigilantes e analistas de sistemas também estão entre os postos que mais tiveram contratações.
Os salários, entretanto, não são muito altos. A remuneração média de um operador de telemarketing, por exemplo, é de R$ 532. “Encontrar o cargo mais adequado para seu perfil deve ser a primeira preocupação do trabalhador”, diz a gerente da empresa de seleção Allis, Gerusa Mengarda.
Há vagas
No Estado, três postos de seleção de mão-de-obra oferecem 77.714 vagas de telemarketing –a maioria para quem tem ensino médio.
Os salários estão em torno de R$ 450. No site www.curriculum.com.br, estão disponíveis 76.812 vagas. O cadastro é grátis.
Os PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador), da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, e os CATs (Centro de Apoio ao Trabalho), da Secretaria Municipal do Trabalho, reúnem 902 chances na área. O cadastro também é gratuito, e é preciso ir até uma das unidades com os documentos exigidos.