Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Veja os setores que mais contratam na crise


Bruno Saia

Apesar das dificuldades geradas pela crise de crédito na economia mundial, que fechou 130 mil postos de trabalho na indústria paulista em dezembro, algumas profissões driblaram a crise e têm oferecido novas oportunidades no mercado de trabalho.

O cargo de operador de telemarketing lidera o ranking de novas vagas, com 2.739 novos postos abertos entre novembro e dezembro de 2008. Garçons, caixas (exceto de banco), vigilantes e analistas de sistemas também estão entre os postos que mais tiveram contratações.

Os salários, entretanto, não são muito altos. A remuneração média de um operador de telemarketing, por exemplo, é de R$ 532. “Encontrar o cargo mais adequado para seu perfil deve ser a primeira preocupação do trabalhador”, diz a gerente da empresa de seleção Allis, Gerusa Mengarda.

Há vagas
No Estado, três postos de seleção de mão-de-obra oferecem 77.714 vagas de telemarketing –a maioria para quem tem ensino médio.

Os salários estão em torno de R$ 450. No site www.curriculum.com.br, estão disponíveis 76.812 vagas. O cadastro é grátis.

Os PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador), da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, e os CATs (Centro de Apoio ao Trabalho), da Secretaria Municipal do Trabalho, reúnem 902 chances na área. O cadastro também é gratuito, e é preciso ir até uma das unidades com os documentos exigidos.