Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Veja como remarcar perícia com greve no INSS

MÉDICOS INICIAM HOJE PARALISAÇÕES SEMANAIS. O AGORA TRAZ DATAS MAIS PRÓXIMAS, EM 34 CIDADES, PARA QUEM PERDER A PERÍCIA.

Os médicos peritos do INSS devem cruzar os braços hoje, iniciando uma série de manifestações semanais, marcadas para ocorrer sempre às quartas-feiras e sem data para terminar. Com isso, os prejudicados são os segurados que agendaram atendimento para poder começar a receber benefícios que dependem de exame -por dia, são cerca de 35 mil perícias no país.

Desde anteontem, os funcionários da central 135 estão ligando para os segurados com atendimento agendado para marcar novas datas para a perícia. Quem não recebeu a ligação terá de remarcar a perícia, ligando para a central ou diretamente nos postos, e informar que tinha data marcada e que não foi atendido por conta da greve. No Estado de São Paulo, cerca de 8.500 exames deixarão de ser feitos.

Mais de um mês

A alteração da data da perícia pode adiar bastante o início do recebimento do auxílio. Em Osasco (Grande SP), por exemplo, o segurado que não for atendido hoje poderá ter que esperar mais de um mês por uma outra chance.

De acordo com uma pesquisa feita, ontem à tarde, no sistema de agendamento de perícias (disponível no site do INSS), em Osasco, a vaga mais próxima é em 22 de outubro, uma sexta-feira. Em outras 32 cidades do interior e no litoral do Estado, a situação é um pouco melhor. São encontradas datas entre os dias 18 e 30 deste mês. Na capital, o único posto que faz perícias iniciais é o do Glicério, na zona sul, que tinha horário disponível na sexta-feira. Segundo o INSS, se algum perito trabalhar, furando a greve, as consultas serão remanejadas.

Em Limeira, Piracicaba, Santo André e São Vicente, a data mais próxima era quarta, dia 24, quando deverá ocorrer outra paralisação. Quem já recebe auxílio e tinha marcada uma perícia para renovação não deverá ter prejuízos, pois o benefício será mantido até o exame.

(Juca Guimarães)