Campanha Salarial 2012/2013
A Usiminas de Ipatinga tem alcançado as metas traçadas para este ano, mesmo com o desaquecimento do setor siderúrgico. Isso mostra que os funcionários continuam trabalhando a todo vapor para que a empresa possa produzir e com qualidade, ao contrário do que acontece em outra empresa do grupo, de São Paulo.
É por isso que todos os anos travamos uma luta dura com as empresas. Sabemos que o trabalhador merece ser recompensado pelo lucro das empresas, o que consequentemente reflete no lucro das outras empresas ligadas ao grupo. Lutamos firmes e fortes, porque sabemos que a empresa pode pagar mais pelo que representam seus empregados.
Precisamos resgatar a Usiminas de antes, que valorizava seus trabalhadores. E é por este resgate, que lutamos dia a dia.
Periculosidade
Nova redação da Súmula 364 do TST
A comissão paritária, durante mais de um ano, vem discutindo, com a Usiminas e a UMSA, o pagamento do adicional de periculosidade conforme previsto em lei.
Após conclusão dos estudos foi discutido, com as empresas, o pagamento do adicional pertinente e legal, referente aos últimos 5 anos não pagos (retroativos) e cumprimento da nova redação da Súmula 364 do TST, que não permite mais pagar adicional proporcional ao trabalhador que tem direito, e sim pagamento integral (30%).
Pelo fato da Usiminas e UMSA estarem enrolando, o Sindipa vai entrar, na próxima semana, com ação para cumprimento da lei.
Exigimos pagamento já!
Associados podem se inscrever em programa habitacional
O Sindipa, mais uma vez pensando no bem estar de seus associados, assinou no último dia 09, um convênio com a CEF, que vai permitir que os trabalhadores conveniados do Sindipa possam se inscrever no programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.
O presidente licenciado do Sindipa, Luiz Carlos Miranda, foi um dos convidados do evento. Para ele, este momento representa muito para o sindicato e para os trabalhadores. “A nossa região apresenta, hoje, uma deficiência habitacional muito grande. Essa é uma oportunidade de ouro para essas famílias”.
Miranda disse ainda que está tentando negociar, com a Usiminas, uma área para a construção de mais imóveis. “Precisamos ampliar o número de moradias. As pessoas precisam ter a casa própria, para parar de jogar dinheiro fora com o aluguel”, acredita o presidente licenciado.
Os imóveis estão sendo construídos no bairro Cidade Nova, em Santana do Paraíso, pela Moreira e Castro Construtora. As inscrições ainda podem ser feitas na sala 29, na sede do Sindipa. Mais informações pelo telefone 3829-6625.