Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Unificação das campanhas de PLR e data Base é estratégia eficaz para bons acordos

Companheiros, a ideia de unificar as campanhas de PLR e Data base se mostrou eficaz neste primeiro semestre. Mobilizados, os trabalhadores entenderam e abraçaram a estratégia definida pelo SMC no começo do ano e fecharam bons acordos, garantindo assim a PLR, o aumento real, além de outros benefícios da Data Base, como o abono salarial, vale mercado e redução da jornada.

Tudo isso, porque, graças a unificação das campanhas, ganhamos mais tempo para planejar bem as estratégias de luta e negociarmos acordos melhores. O resultado está aí: em volume salarial e de beneficios tivemos os melhores acordos do país. Bom para o trabalhador, que com seu acordo já garantido, trabalha com mais segurança e motivação, o que é benéfico também para empresa, que vê sua produção aumentar em volume e qualidade. Além disso, o impacto dessas negociações também refletem na economia do estado, já que é dinheiro que vai entrar e movimentar o mercado já no segundo semestre.

Outra contribuição que damos com o fechamento dos pacotões é que nos tornamos já no começo do ano o parâmetro para outras categorias também lutarem e exigirem acordos com os índices próximos aos nossos.

Como se vê, nossas negociações são benéficas para todos: trabalhadores, empresas e sociedade. Pena que ainda nem todas as empresas entenderam isso e fazem questão de se desgastar, alongando as negociações. Essas, enquanto ficarem batendo cabeça, continuarão perdendo mercado.

Por isso, a luta não terminou ainda, companheiros e companheiras! Temos um segundo semestre ainda cheio de negociações. Assim, vamos manter o mesmo ritmo na luta pelos melhores acordos! Nada de tirar o pé do acelerador. Vamos pra luta!

Sérgio Butka é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Federação dos Metalúrgicos do Paraná