Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Um grande avanço democrático

A regulamentação do funcionamento das centrais sindicais é um momento histórico para o movimento sindical brasileiro e para a classe trabalhadora. Ela valoriza a luta dos trabalhadores e moderniza o sindicalismo brasileiro.

Vale lembrar que esta conquista é uma reivindicação histórica de todo o movimento sindical e, o Projeto de Lei, aprovado no Senado Federal na Câmara dos Deputados, e sancionado pelo Presidente Lula, foi o resultado de um amplo debate entre os representantes dos trabalhadores com as lideranças partidárias e o governo.

As Centrais Sindicais existem há várias décadas e têm reconhecimento de fato. Elas possuem assento em diversos órgãos governamentais e de representação tripartite, representam milhões de trabalhadores nas negociações que envolvem o aumento do salário mínimo, o reajuste dos aposentados e a correção da tabela do Imposto de Renda, entre outras, mas ainda não eram reconhecidas juridicamente.

Com a regulamentação será corrigida esta contradição e se constituirá numa importante conquista democrática, mais um passo rumo a uma reforma sindical democrática no Brasil e o fortalecimento dos espaços de diálogo no Brasil entre trabalhadores, empresários e governos.

Eleno Bezerra é presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.