Foi realizada nesta terça, 13 de agosto de 2024, uma reunião online da diretoria executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, presidida por Miguel Torres, também presidente da Força Sindical e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.
Em pauta: a conjuntura nacional, o projeto de valorização das negociações coletivas e do movimento sindical atuante e representativo, as ações da Agenda Legislativa em defesa dos direitos da classe trabalhadora, a 2ª fase da reforma tributária e a posição sindical em defesa da justiça tributária, da progressividade e da taxação dos que ganham muito, as campanhas salariais do segundo semestre de 2024, a retomada com mais força da luta pela redução da jornada para gerar empregos de qualidade no País e garantir uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores e trabalhadoras, as eleições municipais deste ano e a necessidade de o movimento sindical eleger seus dirigentes neste pleito e nas eleições de 2026 e ampliar a representaividade política sindical e trabalhista nos parlamentos brasileiros.
Em sua participação. Uallace Moreira Lima, Secretário(a) de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, falou das metas do Nova Indústria Brasil, projeto do governo Lula-Alckmin, para desenvolver as cadeias produtivas de vários setores industriais no País, entre eles o setor metalúrgico. “O momento é de intensificar o diálogo social com todos os segmentos por políticas públicas que desenvolvam a indústria no Brasil com emprego e renda”, afirmou Uallace.
Participaram em torno de 50 dirigentes metalúrgicos da CNTM e fizeram o uso da palavra os(as) seguintes companheiros(as):