Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

TV dos Trabalhadores, TVT, estreia dia 13 de agosto

DCI

SÃO PAULO – Dia 13 de agosto às 19h, a primeira emissora de televisão outorgada a um sindicato de trabalhadores, a TVT, entra no ar.

A grade de programação poderá ser vista pelo canal 46 UHF. Também estará em 27 canais comunitários (a cabo) da Grande São Paulo e em mais de 240 pontos de abrangência da Rede NGT em todo o País. Além disso, também haverá transmissão simultânea pela TV Web do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (www.smabc.org.br), a qual o novo portal foi “inaugurado” nesta quinta-feira (29).

“Todos reconhecem a importância histórica que essa Casa (o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) teve na luta pela consolidação da democracia no Brasil. A TVT é resultado dessa democracia e um direito dos trabalhadores”, afirmou Sérgio Nobre, presidente do Sindicato, durante a entrevista coletiva desta quinta-feira (29).

Para festejar essa estreia, o Sindicato fará uma comemoração no dia 13 de agosto, a partir das 18h, no Cenforpe, em São Bernardo. O evento terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (ainda a ser confirmada oficialmente).

O canal terá uma hora e meia de produção própria todos os dias. A grande aposta será um jornal ao vivo de 30 minutos – Seu Jornal -, que será exibido de segunda a sexta-feira.

Também fazem parte da programação outras sete produções envolvendo serviços, debates, documentários, cooperativismo, entrevistas e destaques do mundo do trabalho. Para garantir o resto da grade, parcerias com a TV Brasil (pública) e as TVs Câmara e Senado, foram feitas.

Segundo Valter Sanches, presidente da fundação, houve um investimento de R$ 1 milhão para comprar equipamentos. O custo mensal da programação é estimado em R$ 400 mil. Por ser educativa, a emissora não pode veicular publicidade nem ter patrocínios, mas apenas apoios culturais.

PanoramaBrasil