Foi iniciado na manhã desta quarta-feira, em Guaraqueçaba, litoral do Paraná, o Seminário da IndustriALL, que tem como tema o “Trabalho Precário e em Defesa de Política para Promoção do Trabalho Decente”. Participaram da mesa de abertura o presidente do SMC, Sérgio Butka, a prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Narloch, e o coordenador da IndustriALL, Elias José (Pintado ), entidade internacional de apoio às políticas sindicais que representa os trabalhadores dos setores dos químicos, têxteis, couro e calçados e metalúrgicos.
Em seu discurso, Butka ressaltou a importância de trazer o evento ao Paraná pela primeira vez e mencionou como a luta pelo trabalho decente, apesar de ter avançado, ainda tem um longo caminho a percorrer. Além disso, Butka afirmou que a sede do SMC está aberta a toda a sociedade de Guaraqueçaba, não apenas aos metalúrgicos.
Por sua vez, o coordenador da IndustriALL, Elias José (Pintado), enfatizou a importância do SMC para toda a categoria metalúrgica brasileira devido a suas contribuições tanto nas questões salariais quanto na luta pela melhoria das condições trabalhistas.
Pintado citou os acordos obtidos pelo SMC em relação à saúde dos trabalhadores como exemplares e fez referência à luta contra a terceirização. De acordo com Pintado, a conquista da reversão de contrato de trabalhadores terceirizados na fábrica da montadora de automóveis Renault, em São José dos Pinhais, processo que é chamado de primarização, foi inédito e um exemplo para o mundo todo.
Citando uma pesquisa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), o diretor do departamento de saúde do SMC, Oswaldo Silveira, afirmou que está comprovado que trabalhadores terceirizados não apenas recebem salários menores como adoecem com mais frequência.
Já a prefeita de Guaraqueçaba agradeceu a presença dos metalúrgicos e afirmou que a realização de seminários como este são fundamentais para o desenvolvimento do turismo local.
Durante a tarde e até a sexta-feira, 21, o seminário vai abordar assuntos como a Cipa acidentes trabalhistas.