Por unanimidade, os trabalhadores da Usiminas rejeitaram a primeira contraproposta da empresa durante assembleia na tarde de ontem (16), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga/MG (Sindipa).

A siderúrgica ofereceu, aumento salarial de 3% em novembro e 1% em janeiro; abono salarial de R$ 250, pagos em dezembro e manutenção das conquistas anteriores.
No entanto, o Sindipa pleiteia uma pauta de reivindicações mais extensa, com 23 itens, dos quais destacam: jornada de 40 horas semanais, reajuste salarial de 12%, abono de R$3.300, incorporação das Vantagens Pessoais (VPs), reembolso das despesas médicas, estabilidade no emprego e eliminar a marcação de ponto.
De acordo com o presidente do Sindipa, Luiz Carlos Miranda, a proposta da Usiminas não apresenta ganhos significativos para os metalúrgicos “está proposta não passou nem perto das expectativas dos trabalhadores. Nem mesmo o índice do INPC (4,18%) foi oferecido”, afirmou.
Ao final da assembleia, o sindicato enviou um ofício para a empresa pedindo nova rodada de negociações e a prorrogação da data-base para o dia 19 de novembro.
Por CRISTIANO MAGALHÃES
Assessoria de Comunicação Social
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE IPATINGA/MG
www.sindipa.org.br
