A Força Sindical realizará nesta quinta-feira, dia 14 de julho, atos nos estados do Amazonas e do Pará, na luta pela aprovação da pauta trabalhista no Congresso Nacional.
No Amazonas será realizada uma panfletagem, a partir das 9 horas, no centro de Manaus, entre as Avenidas Eduardo Ribeiro e 7 de Setembro. O secretário de Relações Sindicais da Força Sindical Nacional e tesoureiro da CNTM, Geraldino dos Santos, estará presente à manifestação juntamente com o companheiro Carlos Lacerda, secretário para assuntos parlamentares da CNTM.
No Pará, o ato começará às 8 horas, em Belém, em frente ao Banco da Amazônia: os participantes seguirão em passeata até a Federação das Indústrias do Pará. Representando a Força Sindical Nacional estará presente ao ato, o 1º secretário da Central, Sérgio Luiz Leite, o Serginho, e Edivaldo Guimarães, representante da CNTM para a região norte, entre outros dirigentes.
Agenda Unitária da Classe Trabalhadora contempla os seguintes itens:
- Jornada de trabalho de 40 horas sem redução de salários.
- Fim do Fator Previdenciário.
- Nova legislação para a terceirização.
- Regulamentação da Convenção 151 da OIT, que garante a negociação coletiva para os servidores públicos.
- Ratificação da Convenção 158 da OIT, contra as demissões imotivadas.
- Mudança na política econômica do governo: com redução dos juros, desenvolvimento com valorização do trabalho, distribuição de renda e fortalecimento do mercado interno.
- Reformas agrária e urbana.
- 10% do PIB para a Educação.
- Salário igual para trabalho igual e combate a todas as formas de discriminação e violência.
- Pela soberania nacional e autodeterminação dos povos.
Região Norte mobiliza-se pela agenda trabalhista
Foi realizado na segunda-feira, 11 de julho, em Belém, uma reunião com as presenças de líderes das centrais sindicais e de sindicatos, representantes do governo do Estado, do presidente da FITIMN (Federação dos Metalúrgicos da Região Norte) Sulivan Ferreira, do representante da CNTM para a região norte Edivaldo Guimarães, do deputado estadual Edmilson Rodrigues e do deputado federal Arnaldo Jordy.
O objetivo do evento foi discutir o ato desta quinta-feira, 14 de julho, que fará parte da mobilização da Jornada de Lutas do movimento sindical brasileiro na região Norte, nos estados do Amazonas e do Pará.
Divulgação
Edivaldo Guimarães (Federação Norte/CNTM), Gobo (Sintrapav) e Ivo Borges (Simetal/Belém)
Colaboração de Edivaldo Guimarães e Marcos Aurélio
Edição: Val Gomes, com informações da Assessoria de Imprensa da Força Sindical