O 2º Encontro da Rede Nacional de Trabalhadores na Prysmian Cabos foi realizado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro na subsede do Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo – SINDIMETAL-ES. O encontro contou com a participação dos trabalhadores de unidades da empresa de diversas partes do Brasil. O objetivo foi promover a interação e a troca de informações e experiências e melhorar as condições de trabalho dos trabalhadores da empresa em todo o País.
O evento contou com a presença do 1º secretário de finanças da CNTM/FS, Carlos Albino, e do secretário-geral da CNM/CUT, João Cayres, que ministrou uma palestra sobre “O trabalho de redes”. Ambos destacaram a importância do trabalho em redes e os resultados do encontro.
“A criação de redes sindicais de trabalhadores sem dúvida é uma importante ferramenta para que os trabalhadores e sindicatos possam se organizar e fortalecer o intercâmbio de informações para o enfrentamento do poder das multinacionais”, afirmou Carlos Albino.
Participaram do encontro representantes sindicais das seguintes plantas:
Sindicato dos Metalúrgicos de Santo Andre – FS: 4 participantes (José Vicaria “Jacaré”; Jesse Souza “Carioca”; Jânio Lima “Melancia” e Claudio Fidelis-“Mineirão”)
Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba – CUT: 3 participantes (Adailton, José Roberto e Jurandir)
Sindicato dos Metalúrgicos de Joinvile – CUT: 2 participantes (Celço Gioseli e Jose Carlos Davet)
Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo – CUT: 4 participantes (Aureliano Lima, Jose Roberto, Roberto Pereira e Marcos Nascimento)
CNTM – Carlos Albino
CNM – João Cayres e Flávia
No 1º dia de trabalho foi realizada uma breve apresentação sobre redes, resgate sobre o histórico do trabalho em rede na Prysmian, análise conjunta e construção do quadro comparativo e organização do funcionamento da rede.
Os técnicos do DIEESE Roberto Anacleto e Rafael Serrao fizeram uma breve apresentação sobre a atuação do grupo Prysmian, abordando suas recentes fusões, aquisições e joint venture e análise dos dados disponíveis no balanço da Prysmian.
No 2º dia, os trabalhadores foram recebidos pela equipe RH da Prysmian na subsede dos metalúrgicos de Vila Velha, onde José Augusto Filipe, Gerente da Planta, fez uma breve apresentação sobre a recente ampliação da planta e seu funcionamento. Após a apresentação os trabalhadores realizaram visita à planta da Prysmian Cabos de Vila Velha. Durante visita à planta, os trabalhadores tiveram a oportunidade de conhecer detalhes importantes para o trabalho em rede.
Na parte da tarde foi elaborado o plano de ação da rede para o próximo ano, ficou decidido que o grupo realizará um encontro ordinário por ano e foram escolhidos pelos trabalhadores um representante de cada central sindical para reunião com o RH da Prysmian.
Vários planos de metas foram traçados durante as reuniões. Cabe agora a cada representante de planta fazer valer todos os conhecimentos que foram compartilhados nesses dias, com isso as bases estarão cada vez mais fortes na luta pelas melhorias das condições de trabalho nos chãos de fábrica em todo o País.