Sindicalistas de vários Estados participaram de 27 a 29 de abril do Encontro da Rede Nacional dos Trabalhadores da Gerdau. O evento, no Hotel-Fazenda Vista Linda, em Vargem, do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, definiu diretrizes para o Encontro Mundial, que acontecerá em Montevidéu, Uruguai, de 16 a 20 de maio.
Os dirigentes debateram problemas comuns às diversas plantas da Gerdau no Brasil. Ao final, foi elaborado documento a ser apresentado no Uruguai. Participaram mais de 20 sindicalistas, ligados à Força Sindical, CUT e CTB, representando as plantas da Gerdau em São Paulo e Interior, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Ceará, Pernambuco e Espírito Santo.
O diretor Pedro Pereira da Silva (Zóião), que integra a Rede Internacional de Trabalhadores na Gerdau, salienta: “Há dois itens importantes denunciados no encontro. Um é a prática antissindical que o Grupo exerce em praticamente todas as plantas; outro para que a Gerdau respeite os acordos firmados nas campanhas salariais”.
Presenças – O Encontro foi encerrado sexta (29), com a presença do presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos; da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, Miguel Torres; e do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, Jorge Nazareno Rodrigues.
Pereira destaca que o evento foi importante por apontar os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores nas fábricas do grupo. E completa: “Nossa meta é definir um padrão respeitável nas relações capital-trabalho”, diz.
Miguel Torres lembra que uma das principais reivindicações do Encontro, que será levada ao Uruguai, “é acabar com a política antissindical praticada pela Gerdau, no Brasil e em outras plantas pelo mundo, principalmente na América Latina”.
por Assessor de imprensa: João Franzin e Titico – Foto: Cláudio Omena
www.metalurgico.org.br