Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR

Trabalhadores da Bosch iniciam mobilização de 2013 com foco na luta contra flexibilização

Metalúrgicos do 1º turno da Bosch iniciaram na manhã de hoje (30) a mobilização para as lutas de 2013. Durante assembleia liderada pelo SMC (Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR) na porta de fábrica os trabalhadores aprovaram encaminhamento que intensifica a luta por melhores condições de trabalho.

A aprovação é uma resposta às tentativas de flexibilização da fabricante de bombas injetoras. “A todo momento a Bosch tenta explorar o trabalhador. Agora ela saiu com nova ideia de que ela pode flexibilizar tudo e disse que não precisa do Sindicato, apenas da concordância do trabalhador. Vamos denunciar e chamar a empresa para se explicar para o Ministério Público”, avisa o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Só no final de 2012 o Sindicato protocolou no Ministério Público do Trabalho (MPT),  124 denúncias de assédio moral dos metalúrgicos da multinacional alemã.

A unidade paranaense da Bosch situada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) produz bombas injetoras para sistemas a diesel e emprega cerca de 2,6 mil trabalhadores na linha de produção e 600 no administrativo. A empresa possui mais quatro plantas no Brasil: duas em Campinas (SP), uma em Aratu (BA) e outra em Pomerode (SC). As unidades instaladas no país fabricam produtos para o mercado de reposição, ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e máquinas industriais, além de prestar serviços automotivos para montadoras.

2º turno
Logo mais, às 14h, o SMC lidera nova assembleia em porta de fábrica com os metalúrgicos do 2º turno para ratificar o encaminhamento aprovado de manhã.

Saiba mais em www.simec.com.br