Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Trabalhadores contra os importados chineses

Para mobilizar os trabalhadores contra a desindustrialização, os sindicalistas se dispõem até a fazer demonstrações para a situação ficar bem clara.

Nesta sexta-feira, 16 de março, em reunião da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Instrumentos Musicais e Brinquedos do Estado de SP,  Carlos Cavalcante Lacerda, diretor da Federação dos Metalúrgicos do Amazonas e da CNTM, se vestiram  como chineses.

Os dois sindicalistas posaram em frente aos cartazes da campanha contra a desindustrialização (“importar produtos é exportar empregos” e “importados, estou fora”). Auxiliadora e Lacerda pertencem a setores muito prejudicados pelos importados chineses.

Só no Estado de São Paulo, a indústria nacional de brinquedos gerava 45mil empregos diretos  em 1995. Em 2000, encolheu para 4.500. Com a melhoria em 2005 e 2006 os empregos foram reativados e chegou a 12 mil. Agora começa a diminuir os empregos com a importação de produtos da China.