Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos do Vale do Sapucaí/MG

Trabalhadores continuam a rejeitar contraproposta da patronal e aprovam estado de greve

O Sindicato dos Trabalhadores do Vale do Sapucaí-MG (SINDVAS) realizou mais uma série de assembleias para os trabalhadores em diversas empresas de Santa Rita do Sapucaí nesta quinta-feira (24).

O resultado tem sido apenas um em todas as empresas, a rejeição da contraproposta da patronal para a Convenção Coletiva de Trabalho. Nessas mesmas assembleias também é colocado em votação o estado de greve em Santa Rita do Sapucaí. O resultado também é o mesmo: aprovação do estado de greve.

O pedido dos trabalhadores tem base fundamentada em pesquisas e de acordo com o cenário econômico do Vale da Eletrônica. Mas, o Sindicato patronal (Sindvel), para quem ganha acima do piso, oferece apenas 6,86%.  O SINDVAS e os trabalhadores reivindicam 10% de reajuste. Esse foi o percentual o aprovado em assembleia como o mínimo para se fechar no início das negociações.

Acordo Coletivo da empresa Metagal é fechado

O Acordo Coletivo da Metagal, unidades de Santa Rita do Sapucaí e Conceição dos Ouros, foi fechado para o ano de 2013/2014. O Sindicato dos Trabalhadores do Vale do Sapucaí (SINDVAS) realizou três reuniões com representantes da empresa até chegar ao acordo final.  O diretor do sindicato, Fábio, participou da negociação e todos os diretores do SINDVAS que trabalham na Metagal tiveram conhecimento da negociação e do resultado.

O ano de 2013 foi de vários ganhos para quem trabalha na Metagal. Primeiro, o Sindicato conseguiu com que a empresa implantasse o Plano de Cargos e Salários no mês de julho de 2013 quando os trabalhadores já tiveram reajuste de 7%.

Agora, na negociação do Acordo Coletivo, o Sindicato fez um trabalho exaustivo para garantir ganho real a todos os trabalhadores e o fim do escalonamento na Metagal.

O Acordo Coletivo fechado garantiu as duas reivindicações. O fim do escalonamento reivindicado pelos trabalhadores foi retirado da empresa e todos os trabalhadores tiveram 7% de reajuste. Além disso, cesta básica da empresa teve aumento de 17%.

Com todas essas conquistas, o Plano de Cargos e Salários e o reajuste, vários trabalhadores receberam 14% de aumento no salário em 2013.

Os diretores do Sindicato estão na empresa e disponíveis para atender os trabalhadores e esclarecer todas as dúvidas.

Por Daniele Peixoto
Assessoria de Comunicação – Sindvas
+55 (35) 3471-4113

 ascom@sindvas.org

 www.blog.sindvas.org

 facebook.com/sindvasonline