Robson Fonseca
Cícero Martinha, presidente do Sindicato, lembra dos avanços conquistados pelas mulheres
No domingo, dia 7 de março, as companheiras lotaram o auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março). O evento, do Departamento da Mulher em parceria com o Departamento Feminino do PDT, contou com a presença da diretoria e convidados, sob o comando de Cícero Martinha, presidente do Sindicato.
Cícero Martinha, lembrou que mesmo com tantos avanços conquistados pelas mulheres, ainda há diferenças especialmente em relação aos salários entre homens e mulheres. “Elas ainda enfrentam muitos desafios, como a desigualdade salarial (as mulheres ganham 30% menos que os homens); a divisão desigual das tarefas domésticas, que precisam ser encaradas para encontrar soluções”, diz ele.
Outro ponto importante, afirmou o presidente, é a eleição deste ano. “Essa eleição será impar porque o Brasil tem a possibilidade de ter uma mulher na Presidência. A primeira em 500 anos de Brasil”. Martinha observou a importância de uma mulher no poder.
“Com Lula, o Brasil e os trabalhadores acertaram no esforço da distribuição de renda, que se confirmou com a valorização do salário mínimo e com políticas sociais a favor dos mais pobres. Com Dilma, conseguiremos, finalmente, a revolução que nos ajudará a controlar, finalmente, a corrupção no Brasil”, destacou.
A mesa de abertura contou com a presença de: Cícero Martinha, presidente do Sindicato; Dinah Zecker (PTB), vice-prefeita de Santo André, os vereadores: Almir Cicote (PSB); Ailton Lima (PDT) e Israel Zekcer (PTB); Ivete Garcia, a primeira viceprefeita mulher de Santo André; Adonis Bernardes, presidente do PDT de Santo André; Dr Nava Erlich Joseph.
O evento não teve só o objetivo de comemorar o Dia Internacional da Mulher, mas também de lançar um olhar crítico sobre as bandeiras de lutas que deverão ser levantadas pelas mulheres nos próximos períodos. O evento não teve só o objetivo de comemorar a data, mas também de lançar um olhar crítico sobre as bandeiras de lutas que deverão ser levantadas pelas mulheres nos próximos períodos.
História.
A idéia de criar um dia internacional para celebrar as lutas e conquistas das mulheres em todo o mundo surgiu em 1910, na II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a exemplo das socialistas dos Estados Unidos que, em 1908, passaram a organizar um dia de dicado à luta pelo direito ao voto.
Ação no Centro de Santo André
No Dia Internacional da Mulher (dia 8 de março), os dirigentes do Sindicato e da Força Sindical Regional de Santo André, continuavam as atividades festivas. Desta vez, a ação foi realizada na rua Coronel de Oliveira Lima, calçadão da região central. Os companheiros entregaram rosas e poemas às mulheres que passavam pelo local.
Por Andressa Besseler
Jornalista