Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Rede CNTM Mulher

Trabalhadoras e dirigentes reúnem-se neste sábado na 2ª Conferência Nacional Metal Mulheres da CNTM

Para debaterem o tema “Mulher, Direitos e Sindicalismo”, em torno de 300 trabalhadoras e dirigentes metalúrgicas de todo o País participarão neste sábado, 27 de julho de 2024, da 2ª Conferência Nacional Metal Mulheres da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Metalúrgicos/as).

Local
Força Sindical e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo, das 8h às 16h.

Temas
A Mulher Negra Latino-Americana – Misoginia e Discriminação Racial (impactos no trabalho e na vida da trabalhadora), Potências Negras e Igualdade salarial entre mulheres e homens (impactos e resistências).

Palestrantes

Rosângela Hilário
Doutora em Educação, atualmente no segundo pós-doutorado no PPGDHL/ FFLCH/ USP, é coordenadora da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas, membra do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais/ IEA/ USP, do Núcleo de Pesquisa Brasil/ África – USP e da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável da Presidência da República e líder do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde.

Alcielle dos Santos
Doutora em Educação pela PUC/SP, é conselheira do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, diretora de Educação do Instituto Iungo, presidenta da Cooperativa de Professores Cipó Educação, militante da Educação e da Economia Solidária, integrando o Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista e o Instituto Paul Singer.

Priscila Moreto
Procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, vice-coordenadora da Conalis e especialista em Direito do Trabalho na Faculdade de Direito da USP.

Ester Branco
Advogada com atuação nas áreas previdência, família e trabalhista, é pós-graduada em direito previdenciário, tem formação em PNL (terapia sistêmica), trabalha o empoderamento feminino e faz palestras sobre: direitos do PCD – direitos da mulher – formas de violência doméstica – a importância da saúde emocional para mulheres – adoção de crianças e adolescentes.

Após as palestras e debates será colocado em votação o documento “Mulher, Direitos e Sindicalismo”. O evento irá expor produtos da feira de economia social e solidária e contará com apresentação musical de Vini Lourenço e a banda Filhos do Soul.

Participam da 2ª Conferência, na abertura, na apresentação do histórico do Metal Mulheres e na mediação dos debates: Miguel Torres, presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes; Maria Rosângela Lopes, Secretária da Mulher e Assuntos Relacionados à Igualdade de Gênero da CNTM e Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Vale do Sapucaí; Mônica Veloso, vice-presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco; Vera Cyrino, diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí;  Jô Silva, Presidente do Sindimont da Baixada Santista; Andréia Costa, Secretária de Atividades Socioculturais, Esportivas e Recreativas da CNTM e Diretora do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba; Rosemary Prado, Secretária de Políticas para a Diversidade, Inclusão Social e Promoção da Igualdade da CNTM e Diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí; Ester Regina Borges, Diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes; com presença de trabalhadoras metalúrgicas e dirigentes sindicais convidadas da categoria metalúrgica e outras categorias.

www.cntm.org.br