Em reunião com a presidente Dilma, presidente mundial da empresa informa que vai instalar unidade de motores em Porto Feliz (SP)
O Estado de S.Paulo
TÂNIA MONTEIRO
A Toyota vai construir uma nova fábrica para produzir motores para os modelos Etios e Corolla. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda, após ter sido recebido pela presidente Dilma Rousseff em Brasília.
A unidade será construída em Porto Feliz (SP), cidade que fica entre Sorocaba e Indaiatuba. Em Sorocaba, a montadora japonesa inaugura hoje a fábrica onde será produzido o Etios. Em Indaiatuba, a Toyota produz o Corolla.
Quando os motores começarem a ser produzidos no Brasil, o índice de nacionalização do Etios e do Corolla subirá de 65% para 85%. O investimento da nova fábrica, segundo Toyoda, será de R$ 1 bilhão e a inauguração está prevista para o segundo semestre de 2015.
Akio Toyoda, que veio ao Brasil para participar da inauguração da nova fábrica da montadora em Sorocaba (SP), conversou com a presidente Dilma sobre o atual momento vivido pela indústria automotiva brasileira, que é uma das protagonistas no mundo, com relação a vendas e produção de veículos. Toyoda comentou que, na conversa, a presidente Dilma disse “palavras de incentivo e gratidão aos novos investimentos no País”.
O governo elevou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros importados e está oferecendo desconto nos tributos para tentar atrair as empresas estrangeiras que quiserem se instalar no Brasil. O novo regime automotivo vai garantir este desconto para quem investir no País.
O presidente da Toyota lembrou que a empresa está no Brasil desde 1958 e já passou por altos e baixos. Mas, agora, comemorava os novos investimentos. Ele lembrou que em setembro o Etios começará a ser vendido, ainda com motor japonês, mas não quis antecipar qual o preço que o modelo chegará às concessionárias.
O Etios será o primeiro carro compacto da Toyota e colocará a montadora japonesa na disputa por um mercado responsável por 60% das vendas de veículos no País. O segmento já tem entre os principais nomes Fiat, Volkswagen e General Motors, que estão renovando suas linhas de modelos em um momento em que novas montadoras, como a chinesa Chery e a japonesa Suzuki, constroem fábricas no Brasil.
Expansão. A fábrica de Sorocaba empregará 1.700 funcionários e produzirá 70 mil unidades por ano. A capacidade da fábrica pode ser ampliada – o projeto já tem licença ambiental para uma expansão que permitirá uma produção de 400 mil veículos por ano. Ao lado da fábrica em Sorocaba se instalaram também dez fornecedores. A estimativa da prefeitura é que o investimento da montadora gere cerca de 10 mil empregos diretos.
Até a construção dessa unidade, a Toyota produzia no Brasil apenas um modelo, o sedã Corolla, montado na fábrica em Indaiatuba, também no interior de São Paulo, desde 1998. O modelo acumula vendas de 31,8 mil unidades entre janeiro e julho deste ano, ante 28,5 mil no mesmo período de 2011.
Segundo dados da Fenabrave, associação brasileira de concessionárias de veículos, a Toyota ocupa a oitava posição no ranking de vendas de automóveis e comerciais leves deste ano no acumulado até julho, com participação de 2,78% dos licenciamentos no País. A empresa está atrás da também japonesa Nissan, que tem 3,5% do mercado e anunciou construção de fábrica no Rio, com investimento de US$ 1,5 bilhão. / COM REUTERS