Na sexta-feira, 11, foi realizada mais uma reunião entre técnicos da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e Rodolfo Torelly, diretor do Departamento de Emprego e Salário do MTE, em que foram apresentados os resultados da reunião realizada ontem com a CGU (Controladoria Geral da União), e havia sido declarado não existir nenhum ponto desfavorável para a renovação do convênio.
Com Torelly, as negociações para a renovação também tem possibilidades de seguir. Segundo ele, não há nenhum impedimento legal para a continuidade dos serviços da agência.
Dessa forma, foi agendada mais uma reunião, dessa vez ampliada, e com a participação do Ministro do Trabalho, Manoel Dias, que é quem cabe a decisão final sobre a manutenção dos serviços da agência.
As atividades dos postos estão suspensas devido ao fim do convênio, aguardando uma definição.
Sobre o CST
Os três postos do CST colocam no mercado 54 mil trabalhadores anualmente e é um dos maiores e mais bem aproveitados dos postos do SINE em relação à verba destinada.
Além do grande número de trabalhadores empregados, oferece o Programa de Orientação Profissional, o ORIENTA, como diferencial, e que ajuda aumentar as recolocações no mercado.
Por Sara Puerta/Claudinéia Arcanjo
www.cst.org.br
Nota anterior: Esclarecimento sobre a Manutenção das Atividades do CST
Na quinta-feira, 10 de abril, foi realizada uma reunião entre Miguel Torres, presidente da Força Sindical e da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos), e Valdir Agapito, secretário federal de controle interno da CGU (Controladoria Geral da União).
O secretário afirmou que, quanto à prestação de contas, não há nenhum ponto desfavorável para a renovação do convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego, e consequentemente, a manutenção dos serviços do CST, e está à disposição, se necessário, para solucionar a questão;
Agapito ainda acrescentou que os números da agência (54 mil colocados por ano) são um dos mais bem aproveitados dos postos do SINE, em relação à verba destinada. Além do grande número de trabalhadores empregados, o CST oferece o Programa de Orientação Profissional, o ORIENTA, como diferencial, que ajuda aumentar as recolocações no mercado.
As negociações quanto à renovação estão agora apenas com o Ministério do Trabalho e Emprego.
Técnicos da CNTM se reúnem nesta sexta-feira, 11 de abril, com representantes do ministério para ter uma definição concreta. A CNTM é a entidade administradora dos postos do Centro de Solidariedade ao Trabalhador.
As atividades dos postos estão suspensas até a confirmação oficial.
Por Sara Puerta/Claudinéia Arcanjo
www.cst.org.br
Acesse aqui matéria da TV Globo