Na última quinta-feira (28), o Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) recebeu em sua sede a visita do novo Superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Goiás. Degmar Jacinto Pereira assumiu o comando da Superintendência no mês passado e esteve em Catalão para apresentar os projetos para a sua gestão e receber as reinvindicações do movimento sindical do município.
Além de diretores do SIMECAT, participaram da reunião com o Superintendente representantes do Sindicato Metabase, do Sindicato dos Comerciários de Catalão (SindCom) e do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviário de Catalão (Sindtransporte).
Na oportunidade, o Superintendente anunciou a criação da Gerência Regional do Trabalho de Catalão com atuação, inclusive, de pelo menos dois fiscais do trabalho. Atualmente, a cidade conta apenas com uma Agência/Posto de Atendimento do Ministério do Trabalho (MTE). “O pedido será protocolado ainda neste ano e a previsão é de que já em 2017 a Gerência seja instalada”, afirma Degmar. Duas outras Gerências também estão previstas para o Estado, sendo uma na cidade de Uruaçu e outra em Rio Verde.
Os sindicalistas receberam a notícia com entusiasmo. “Quando temos problemas precisamos acionar a Superintendência em Goiânia. Enquanto isso, os trabalhadores precisam ficar esperando. Com a Gerência poderemos resolver os problemas aqui mesmo na cidade. O Ministério do Trabalho é um local onde os trabalhadores vão em busca dos seus direitos. Ficamos satisfeitos com a notícia dada pelo Superintendente”, ressalta o presidente do SIMECAT Carlos Albino.
Enquanto a Gerência não é efetivada, a Agência do MTE que atende Catalão e região será modernizada. De acordo com o Superintendente, a agência receberá novos equipamentos, mais profissionais serão contratados e o número de serviços oferecidos será ampliado para agilizar os processos. Para o chefe da Agência, Aparício Flores, as medidas de emergência anunciadas são essenciais. “Hoje temos uma carência de mão de obra e uma demanda de atendimento muito grande. Com essa modernização os trabalhadores receberão um atendimento muito melhor”, esclarece Aparício.
Por Juliana Barbosa – Assessoria de Imprensa SIMECAT