Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Osasco/SP

Superintendente do MTE confere resultados da inclusão de pessoas com deficiência nas empresas

Dia 30 de maio, chamado Dia D – Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados na região de Osasco reuniu os dirigentes da fiscalização, empresas, órgãos públicos, entidades especializadas e sindicatos de trabalhadores para uma mobilização conjunta.

Abrindo o encontro o Superintendente Regional do Trabalho, Luiz Antonio de Medeiros, ressaltou o papel das empresas para que a inclusão aconteça mais rápido.

O Gerente Regional do Trabalho de Osasco, Ronaldo Freixeda, aproveitou para dar um “puxão de orelhas” nas empresas que não estão cumprindo a lei de cotas. “Não seremos mais tolerantes. As empresas terão que cumprir o seu papel, caso contrário serão multadas. Não vamos dar mais prazos e as ações fiscais serão mais frequentes”.

O encontro contou com uma mesa redonda com várias instituições esclarecendo dúvidas sobre a melhor aplicação da lei. Entre as empresas presentes estava a Metalúrgica Corneta que desde 2003 tem trabalhadores com deficiência intelectual no seu controle de qualidade. “Hoje cumprimos 40% a mais do que prevê a lei”, reforçou o presidente da empresa, Antonio Carlos Bento de Souza.

O encontro foi encerrado com uma apresentação do Coral de Libras, da Secretaria de Assistência e Promoção Social de Osasco.

Cerca de 14 entidades trocaram informações sobre os apoios existentes na região para facilitar a vida de quem realmente quer incluir. O Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão distribuíram cartilhas de esclarecimentos aos participantes.

Avaliação dos resultados com visita à AACD – Osasco

A avaliação dos resultados do encontro acontecerá na AACD/Osasco, quando visitarão as oficinas e conhecerão o Programa Trabalho Eficiente da instituição. Dia 18/06/2014 das 8:30h as 11:30 horas.

Mais informações e fotos no site www.sindmetal.org.br