Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

SP terá novo indicador para índice de emprego


As regiões metropolitanas das cidades de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Vitória e Belo Horizonte terão um termômetro específico para avaliar seus índices de emprego. Os secretários do Trabalho dos três estados se reuniram ontem com o secretário do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo (SERT), Guilherme Afif Domingos, e anunciaram a criação do indicador.

O novo medidor será desenvolvido com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) e da Pesquisa Mensal de Emprego (PME).

 

“Partimos da idéia de procurar informações mais detalhadas sobre emprego porque o peso da Região Sudeste é muito grande. A proposta é criar um indicador comum a partir da análise desses números, que serão transformados em dados objetivos e precisos, que contribuirão na formulação de políticas públicas”, afirmou Afif.

 

A Secretaria já tem uma ferramenta para medir a empregabilidade no estado: o Observatório do Emprego e do Trabalho. O novo medidor será uma evolução desse sistema, e conterá análises por setor e por região, e números mais aprofundados, que levarão em consideração os trabalhadores informais, por exemplo.

 

PanoramaBrasil