O aumento do desemprego na Região Metropolitana de São Paulo é outro dado preocupante do levantamento do IBGE, segundo o gerente da Pesquisa Mensal de Emprego, Cimar Azeredo.
A taxa de desemprego em São Paulo em outubro ficou em 8,6% em relação a igual período do ano passado (7,7%), enquanto, na média das seis regiões metropolitanas, não houve alteração de um ano para o outro.
Azevedo lembra que a Região Metropolitana de São Paulo concentra 40% dos ocupados nas seis regiões. “São Paulo tem um efeito farol, o que acontece lá se reflete em outras regiões”, disse.
O gerente explica que ao longo de 2009 o número de desocupados em São Paulo tem crescido a taxas elevadas, puxadas sobretudo pelas demissões no setor industrial.
Em outubro, o número de desocupados aumentou 10,4% em São Paulo, ante igual mês de 2008, ainda que tenha ocorrido queda (2,1%) na comparação com setembro.
Cimar Azeredo explicou que o aumento verificado em outubro em relação a um ano antes foi puxado pela indústria, pelo comércio e pelo segmento de outros serviços.
A taxa de desemprego em São Paulo, na média de 10 meses (janeiro a outubro) deste ano ficou em 9,5%, ante 8,6% em igual período de 2008. J.F.