Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Soluções à crise serão discutidas durante conferência da OIT


Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro Carlos Lupi participam de debates sobre o impacto financeiro no emprego, proteção social e mundo do trabalho

 

Brasília, 02/06/2009 – A Organização Internacional do Trabalho (OIT) promove entre os dias 3 e 19 de junho a 98ª Conferência em Genebra, na Suíça, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. O principal tema do encontro é a crise econômica e financeira, com debates em busca de uma resposta efetiva ao seu impacto crescente sobre o emprego, a proteção social e o mundo do trabalho. Aproximadamente 4 mil representantes de governos, trabalhadores e empregadores dos 183 países membros da OIT irão participar da Conferência.

Entre os dias 15 e 17 haverá uma Cúpula sobre a Crise Mundial de Emprego onde está prevista a presença de cerca de 10 chefes de Estado e de governo e um painel especial integrado por ministros do Trabalho e representantes de empregadores e de sindicatos.

O presidente Lula participará da conferência no dia 15, primeiro dia da Cúpula sobre a Crise Mundial do Emprego. Neste dia, Lula e o diretor geral da OIT, Juan Somavia, assinarão uma declaração conjunta sobre a cooperação técnica entre o Brasil e a OIT no processo de elaboração e implementação de um Plano Nacional de Trabalho Decente, que deverá ser lançado em breve pelo Comitê Executivo Interministerial da Agenda Nacional do Trabalho Decente. Como parte desta solenidade, está prevista a assinatura de uma declaração tripartite entre o ministro Carlos Lupi e representantes de empregadores e trabalhadores, membros da delegação brasileira presentes à conferência.

No dia 12, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, convidará os ministros do Trabalho da Região América Latina e Caribe (GRULAC) para uma reunião sobre a importância de uma coordenação entre os ministros do Trabalho da região, encontro prévio à Conferência. Na oportunidade, Lupi fará referência aos esforços empenhados para a Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho (CIMT), para a implementação da Agenda Hemisférica do Trabalho Decente; e destacará a necessidade de reforçar o processo de preparação da próxima CIMT, prevista para setembro próximo, em Buenos Aires, Argentina. Ainda no dia 12, o ministro fará discurso no plenário da Conferência e participará de encontro entre Ministros do Mercosul.

Em anos anteriores, vários assuntos relevantes foram discutidos, entre eles a Declaração sobre o Trabalho Marítimo, em 2007; Declaração sobre Trabalho na Pesca (2007); e Declaração sobre Justiça Social para uma Globalização Equitativa, aprovada na conferência de 2008.

Para o assessor da área Internacional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Mário Barbosa, “o MTE terá a oportunidade nesta conferência de falar sobre o processo em curso, sob sua coordenação, de elaboração de proposta de Plano Nacional de Trabalho Decente como instrumento de articulação de iniciativas no âmbito interministerial de combate à crise”. Também serão abordados “temas referentes às ações de médio e longo prazo para a promoção das políticas públicas de emprego, trabalho e renda com proteção social”, conclui o assessor.

Assessoria de Imprensa do MTE

(61) 3317-6537 – acs@mte.gov.br