José Pereira dos Santos
O Brasil parece, finalmente, ter acordado e enxergado o mal que o atual governo nos faz. Semana passada, o Instituto Datafolha publicou duas pesquisas que indicam isso. Vejamos:
Reprovação ao governo – Subiu de 38% para 43%. Avaliação de regular – Índice caiu de 26% para 22%. Quem acredita no que o presidente fala – Taxa caiu de 44% para 38%.
No domingo, dia 31, saiu outra pesquisa, sobre liberação de armas. O Instituto Datafolha mostra: 71% dos brasileiros consultados são contra a liberação indiscriminada de armas.
Também cresce a percepção dos brasileiros de que o governo falha nas ações de combate à Covid-19. A troca dois ministros da Saúde, em apenas dois meses, mostra falta de firmeza governamental.
Vamos pra economia. Segundo pesquisa do IBGE, o Brasil perdeu quase cinco milhões de postos de trabalho no primeiro trimestre. Entre jovens de 18 a 24 anos, a taxa subiu e já em está em 27,1%. Essa pesquisa ainda não engloba os impactos gerados pela pandemia do coronavírus. O próximo levantamento do IBGE mostrará piora no quadro do emprego.
Crédito – Dia 3 de abril, o governo editou Medida Provisória pela qual liberaria R$ 40 bilhões em crédito para empresas. O objetivo era manter a atividade econômica e evitar desemprego.
Qual o problema? Problema é que desses R$ 40 bilhões apenas 5% foram liberados pelos bancos. Ou seja, o dinheiro não chega às empresas que precisam. Com isso, as pequenas e micro ficam sem capital de giro e cortam ainda mais trabalhadores.
Outra mostra de que a sociedade está reagindo foram dois importantes manifestos publicados nos principais jornais do País no final de semana. Um deles é de juristas e advogados. O outro, de artistas, jornalistas e personalidades em geral.
Os manifestos defendem a democracia, pedem respeito à Constituição e criticam ataques do presidente a instituições que integram os três Poderes da República. Os textos também criticam o descaso frente à pandemia.
Solidariedade – Dois carros de som do Sindicato começaram ontem a rodar bairros de Guarulhos com mensagem a favor do isolamento social e pelo combate, firme, à Covid-19. É mais uma iniciativa do sindicalismo-cidadão, que se integra à campanha da Prefeitura municipal.
Denuncie – Peço à população que denuncie estabelecimentos que não seguem as medidas de prevenção e orientações da OMS. Ligue para 156 ou 2453-6700 e comunique.
Faça você também a sua parte. Fique em casa. Se precisar trabalhar, exija da empresa as medidas de proteção necessárias. Acima de tudo, a vida humana.
José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região e secretário nacional de Formação da Força Sindical
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com