Miguel Torres, presidente do Sindicato. Foto: Jaélcio Santana
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes vai realizar nos dias 17, 18 e 19 de junho próximo, o seu 11º Congresso da categoria. O evento será realizado no Palácio do Trabalhador, sede do Sindicato, no bairro da Liberdade, e terá como tema “Trabalho, Direitos, Cidadania!”.
A realização deste Congresso acontece num momento de muitas mudanças e desafios para a classe trabalhadora. Digo classe trabalhadora, porque o evento não é fechado em si mesmo, ou seja, não vai discutir teses nem aprovar deliberações de interesse apenas dos metalúrgicos. As resoluções desde evento também serão referência para os demais trabalhadores e pretendemos que ajude nas lutas do movimento sindical brasileiro.
Será um Congresso com ampla participação dos trabalhadores metalúrgicos nos debates e na definição de ações sindicais e políticas que o Sindicato irá implementar nos próximos meses e anos.
Desde já, temos realizado reuniões preparatórias para o evento. Afinal de contas, participar dos debates do Congresso é uma experiência importante para os delegados sindicais debaterem democraticamente as ideias e sugestões que serão incorporadas às futuras ações do Sindicato em defesa dos direitos da categoria.
As decisões tomadas no Congresso vão se transformar em metas a serem alcançadas. Por isto, teremos debates de diversos temas que consideramos cruciais neste momento.
Diante dos efeitos negativos da crise financeira global em nosso País, o movimento sindical mobilizou-se para defender os direitos dos trabalhadores e exigir alternativas às demissões. Neste período, o Sindicato fechou acordos para garantir o emprego de mais de 16 mil trabalhadores, atuou junto ao Banco Central para a diminuição das taxas de juros e buscou junto ao Governo Federal a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca, de eletrodomésticos.
Nosso objetivo, portanto, é definir no Congresso os próximos passos para enfrentarmos e superamos a crise, continuarmos garantindo os empregos no setor metalúrgico e colaborarmos com o crescimento econômico do País, com geração de novos postos de trabalho, melhores salários, distribuição de renda e justiça social.
Entendemos que uma sociedade só pode ser chamada de democrática quando a maioria da população tiver espaço para se manifestar. Por isto, o 11º Congresso debaterá também o tema Comunicação, visando ampliar e qualificar a comunicação entre o Sindicato e a categoria e, deste modo, transformar de forma positiva a realidade dos trabalhadores tanto nos locais de trabalho quanto perante à sociedade brasileira.
Além disto, vamos debater novas ações sindicais pelo pleno emprego, pelo trabalho decente, a questão da cidadania, novas ações políticas pelo desenvolvimento econômico, com distribuição de renda e menos desigualdades, e, finalmente, nossa estratégia para as próximas campanhas salariais”.
Miguel Torres
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes