Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Sobre a fusão dos bancos ITAÚ e UNIBANCO, a direção da Força Sindical divulgou a seguinte nota:

Os trabalhadores estão preocupados com a fusão dos bancos Itaú e Unibanco. A fusão pode ser o início de uma concentração predatória, que poderá gerar monopólio num setor estratégico para o desenvolvimento do País. A concentração que não pode, em hipótese alguma, ditar as regras sobre taxas, tarifas e serviços bancários. Vale ressaltar que o setor produtivo já tem sido penalizado pelas altas taxas de juros.

Esperamos ainda que a medida não ocasione demissões no setor. É importante que o governo abra negociação com as centrais sindicais para evitar desemprego nesta área sensível, justamente neste momento de crise econômica internacional.

Externamos também nossa preocupação com os cumprimentos dos contratos vigentes, principalmente as carteiras de previdência privada dos trabalhadores, que depositaram confiança e parte de seus rendimentos nos últimos anos. É importante também que o Banco Central fiscalize com rigor esta reorganização dos bancos, de forma transparente para que um eventual ônus não seja pago por toda a sociedade brasileira.

Paulo Pereira da Silva (Paulinho)
Presidente da Força Sindical