Na sexta, 18 de setembro, o SMC (Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR) liderou assembleia com os companheiros da Volkswagen, de São José dos Pinhais. Os diretores do SMC conscientizaram os trabalhadores sobre a importância da mobilização para a luta da data-base a ser iniciada em breve. Uma nova reunião de negociação entre Sindicato e empresa seria realizada nesta segunda.
O Sindicato deixa claro que o enfrentamento da crise não se faz com redução de direitos. De forma oportunista, as empresas estão querendo usar o atual momento para flexibilizar direitos, o que não dá para aceitar.
A unidade paranaense da Volkswagen emprega cerca de 3.500 trabalhadores, sendo 2.400 da linha de produção e 1.100 do administrativo. São produzidos diariamente 530 automóveis (Fox, Crossfox, Space Fox, Golf e Audi A3). Além do mercado interno, a montadora produz para Argentina, Venezuela, Chile e México.
Também durante a assembleia, o SMC colocou em votação a proposta de compensação do feriado de Nossa Senhora de Aparecida, 12 de outubro. Com isso os metalúrgicos folgam no dia 10 para emendar com o feriado e compensam esta data até o final de outubro.
Por Cláudia Ferreira
Departamento de Marketing e Imprensa