A ação de conscientização desta quinta (20) englobou cerca de 20 mil trabalhadores das cinco maiores empresas do setor metalúrgico da Grande Curitiba
O SMC liderou hoje assembleias nas 5 maiores empresas do setor metalúrgico de Curitiba e Região Metropolitana para conscientizar os trabalhadores sobre a campanha referente a luta “Internacional de Combate a Ler/Dort”, lembrada em 28 de fevereiro.
A ação englobou cerca de 20 mil trabalhadores da Renault e Volkswagen (São José dos Pinhais) e Bosch, CNH e Volvo (Cidade Industrial de Curitiba). Nesta manhã já foram realizadas assembleias em todas estas empresas. A tarde foram marcadas assembleias na Renault, Volks, Bosch e Volvo.
Estas siglas significam respectivamente Lesão por Esforço Repetitivo e Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho. Ambas já afetaram só nos últimos 10 anos no Brasil cerca de 70 mil pessoas. Neste mesmo período o aumento nos casos de Ler/Dort foi de 184%. Estas estatísticas fazem da Ler/Dort as doenças que mais afetam trabalhadores no país.
Por isso o Sindicato, através do Departamento de Saúde e Segurança em conjunto com o Departamento de Marketing e Imprensa alerta os metalúrgicos sobre a prevenção e os sintomas da Ler/Dort. Este trabalho é feito principalmente com a conscientização na linha de produção quanto nas mídias, a exemplo das Cartilhas de Saúde e Segurança. Clique aqui e confira!
Nas assembleias de hoje os diretores do SMC entregaram o jornal a Voz do Metalúrgico com o verso dedicado a luta “Internacional de Combate a Ler/Dort”.
“A Ler/Dort tem várias explicações: o ritmo de trabalho incessante; formas de gestão que somente priorizam a produtividade e o lucro; a redução e a competição por empregos; a pressão para que o trabalhador produza mais no menor tempo possível, entre outros. Enquanto isso persistir estaremos sujeitos a ter que arcar com os custos e prejuízos dessas doença”, alertou o presidente do SMC, Sérgio Butka.
A “Carteira Sem Direitos” e a manobra rasteira na falta de investimentos em Educação e Aposentadoria
Durante as assembleias o SMC também alertou sobre os perigos da Carteira Verde Amarela, a “Carteira Sem Direitos da MP 905 do governo federal. Uma medida que não passa de manobra rasteira do governo para mascarar a falta de investimentos em Educação e Aposentadoria. “Com essa MP o governo conseguiu esconder sua incompetência nas políticas públicas de áreas tão importantes. E isso tudo para colocar mais dinheiro no bolso dos empresários”, frisou Sérgio Butka. Cliqueaqui e saiba mais sobre os perigos da Carteira Verde Amarela.
Acordos
Outra questão abordada foi em relação aos acordos e negociações em cada umas das cinco maiores empresas da Grande Curitiba.Entre os itens abordados estão data-base, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), melhores condições de trabalho e outros.