Desde março de 2014, o SMC (Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR) está se reunindo com os trabalhadores em Layoff da Volkswagen de São José dos Pinhais para debater bandeiras de luta e vários assuntos referentes a classe trabalhadora do País.
O debate faz parte do Layoff, já que no ano passado ficou firmado com a montadora que 8h das 300 horas de qualificação são de responsabilidade do Sindicato.
Entre os assuntos debatidos estão a estrutura sindical no Brasil e o papel das diversas entidades representativas dos trabalhadores, bandeiras e política das centrais sindicais, como a política de reajuste do salário mínimo nacional e regional, redução da jornada para 40h semanais, terceirização, fator previdenciário e a fórmula 85/95.
Também é debatida a atuação da Comissão de Fábrica e o seu envolvimento nos projetos sociais como a “Chance To Play”, “O direito de Brincar”, e “Uma Hora Para o Futuro”; Organização dos trabalhadores na Volkswagen – Comissão de Fábrica, Comitê Nacional e Comitê mundial de Trabalhadores.
É apresentada também a estrutura física do SMC, composição da diretoria, destaque das negociações coletivas de 2011 a 2015 e assuntos em pauta com a Volks.
www.simec.com.br